MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O "farpasblogue" publicou o que com a devida vénia vamos reproduzir





Paulo Silva, presidente do Clube Taurino Vilafranquense, questiona na sua página da rede social "Facebook" a Federação "Prótoiro": defende a Festa em Portugal ou em Espanha? Tudo a propósito do recente Fórum Mundial da Cultura Taurina realizado na Ilha Terceira e onde não participaram matadores nem novilheiros lusos.
Eis o polémico texto de Paulo Silva:

Àcerca do II Forum da Tauromaquia Mundial, como intitulam e que a "Prótoiro" considera um grande êxito, deixo aqui as seguintes perguntas:
1 - A "Prótoiro" defende a Festa em Portugal ou em Espanha?
2 - Como aconteceu no ano passado na feira dos Açores, a qual foi patrocinada, não interessa aqui falar em nomes, porque achamos bem que apoiem a Festa, não entrou um matador ou novilheiro português. Se defendem a Festa em Portugal, como dizem, esqueceram-se. Custava muito pôr um português, que eram uma oportunidade que davam, a alternar com os matadores espanhóis, sendo os Açores uma região de emigrantes, da qual temos muito orgulho?
3 - Neste Forum esqueceram-se também dos matadores portugueses, mas a "Prótoiro" e principalmente o mentor deste Forum, Arlindo Teles, como membro esqueceu-se. Acontece e de que maneira...
4 - Neste Forum estiveram presentes críticos portugueses que criticam tudo e todos... agora, nos Açores, não passou nada...
5 - A Frente de Acção Pró Taurina e os Aficionados de Portugal também consideram este evento um sucesso? - pergunto eu.
6 - A "Prótoiro" tem que, uma vez por todas, assumir que representa os sectores da Festa que participam no espectáculo e pela qual é financiada e nunca falar em aficionados ou tertúlias taurinas que nunca lhe passaram uma procuração para nos representar.
7 - Nunca me passaria pela cabeça eu afirmar que na "Prótoiro" os seus elementos só se poderem ocupar da defesa da Festa depois do seu horário laboral. Estou aqui a escrever em meu nome pessoal e não como presidente do Clube Taurino Vilafranquense, o que não quer dizer que não partilhem da mesma opinião, por isso quando falarem refiram-se à minha pessoa e escrevo isto porque tudo tem um limite e ainda havia mais para perguntar, mas não interessa, porque não faço nenhuma crítica. Tudo o que aqui está escrito é verdade e não pode ser negado.


Atenciosamente,Paulo Silva