MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012



Faleceu  a viúva do nosso saudoso amigo Lourenço Mourato.

Joana Morato que chegou a estar internada no mesmo hospital com o marido, vitimas da mesma doença acabou por falecer hoje.
O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de Santiago, em Portalegre e o funeral realiza-se amanhã, às 14h45, para o cemitério daquela cidade.
A seu filho Luis Mourato e restante familia, "sortesdegaiola endereça os mais sentidos pêsames.



Estes licharam-se ...


De manuel Peralta Godinho e cunha transcrevemos este texto da História de Forcados antigos 


Adelino de Carvalho, grande Forcado...





No 1º. quartel do século XX, na maioria das corridas actuavam grupos de forcados profissionais, com realce para um grupo de Vila Franca que foi comandado por um valentíssimo forcado que se chamou Manuel Burrico.
Anteriormente, no final do século XIX, aquando das inaugurações das Praças do Campo Pequeno e de Évora, foram os Forcados Profissionais dos Riachos que pegaram os toiros.
Antes dos grupos de amadores, do Ribatejo e de Santarém, destacou-se o Grupo de Forcados Amadores do Real Club Tauromáquico Português com Carlos d’Avellar Pereira que se notabilizou como um dos cabos, onde o próprio Jayme Godinho se iniciou e mais tarde foi comandar os Amadores do Ribatejo. Nesse Grupo do Real Club, destacaram-se também alguns elementos, nomeadamente Leopoldo Finzi. Pedro d’Abreu, Eugénio Nunes Monteiro, João Perestrello de Vasconcellos, Mariano Ribeiro, Arnaldo Futcher, Vasco da Câmara, Filipe Lamas, João Nascimento e Raul Cohen, entre outros.
Como é do conhecimento geral o Grupo dos Amadores do Ribatejo desfez-se e deu origem em 1915 ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, comandado por António Gomes de Abreu – que tinha só 19 anos de idade – mas nos primeiros tempos este Grupo teve poucas actuações e só em 1923 é que se apresentou pela primeira vez na Praça de Santarém, numa corrida que repartiu cartel com um Grupo de Forcados Amadores do Porto.
Os forcados profissionais mantiveram-se ainda por muitos anos e é de elementar justiça realçar o nome de Edmundo de Oliveira que nas décadas de 30 e 40 divulgou com honra e brio o Grupo do Vale de Santarém, de que foi cabo.
Nos meados da década de 40 surgiu outra glória dos forcados profissionais, este de Alcochete, que se chamou Artur Garrett.
Por fim e durante muitas épocas os Profissionais de Lisboa, onde se destacaram como cabos os forcados António Matias “Leiteiro”, João Raiva, Alberto Vieira e Adelino de Carvalho.
Depois do encontro de escolas taurinas, a empresa do Campo Pequeno promove um encontro de jovens cavaleiros na Festa do Forcado




Manuel Vacas de Carvalho, Maria Mira, Caláudia Almeida e Jacob Botero tourearão nos espectáculos de 16 e 17.
Uma belissima iniciativa, sem dúvida...
Grupo de Alcochete em Texcoco dia 25 de Março



Depois de terem estado ás portas da Praça México, os forcados de Alcochete pegam em Texcoco.
Do cartel tomam parte, o rejoneador Emiliano Gamero e os matadores Rafael Gil "Rafaelillo" e Angelino de Arriaga. Lidam-se a cavalo dois toiros de Rancho Seco e a pé quatro de Magdalena González e o grupo de forcados de Mazatlan
Os cartéis, hoje apresentados oficialmente por Marcos Castilla e seu filho, representantes da empresa "Espectáculos Santa Julia", integram as maiores figuras do toureio mexicano e contam também com a presença de Pablo Hermoso de Mendoza na corrida de Domingo de Páscoa, 8 de Abril.

ECOS do MÈXICO

Por Marco Gomes

Celaya vai na vanguarda da Festa
A Aficionada cidade de Celaya criou a Associação de Arte e Cultura Taurina, que tem como objectivos primordiais defender a Festa, através da Escola Taurina (toureio a pé e forcados) e Escola de Aficionados.
Grupo bastante entusiasmado, tanto mais que na apresentação do projecto procedeu-se à eleição dos corpos gerentes e aprovação do logotipo.
Celaya foi um importante local de aficionados, que inclusive teve um grupo de forcados.
Agora novo folgo com Ivan Ureña como presidente, secretário Alexandre Funtanet, tesoureiro Manolo  Guerrero e vogais Raul Martinez, Rafael Rodriguez e Hetor Obrega, sendo  o  relações públicas o matador Alexandre del Olivar.
Inovador vai ser a apresentação oficial da Associação, com a realização de um festival, em que se apresentarão três alunos da antiga escola de toureio (1978) e três dos que vão agora ser forcados.
A próxima reunião será a 5 de Março.
Marco Gomes
    Pensamentos de Angel Peralta


El estilo de la monta del ginete es el espejo de su alma.

En el toreo hay que actuar deprisa y torear despacio.

La braqvura sólo se entrega a la confianza.

El ginete, que levva las bridas del tiempo, no necessita espuellas.

La muerte del toro bravo tiene por incensario el humo de los puros.

La vaca, recién parida, defiende con sus pitones la escultura de su vientre.

La noche encela al toro y enamora a la vaca.
Amanhã, mais um programa "DIZ QUE DISSE"

Será o IV PROGRAMA "DIZ QUE DISSE"

Veja o video do reaparecimento do cavalo "Pata Negra" de Pablo Hermoso de Mendosa, infelizmente já desaparecido,  depois da grave colhida em Madrid

Em Sanlúcar, Ponce bordou o toureio na alternativa de David Galván




David Galván cortou uma orelha em cada toiro tendo uma belissima alternativa.
Ruiz Miguel a quem tocou o pior lote, cortou uma orelha em cada toiro com toda a dignidade.
Henrique Ponce bordou o toureio  e cortou uma orelha no 1º toiro e duas orelhas e rabo no segundo, ao qual se chegou a pedir o indulto.

de Sanlúcar de Barrameda (Cádiz). Media plaza. Toros de Hermanos Sampedro. Vuelta al ruedo al 5º toro, de nombre Lucido, castaño y nº 82. Todas las

Vila Franca de Xira, 28 de Fevereiro de 2012
ASSUNTO: Praça de Toiros de Salvaterra de Magos
Exmos. Srs.
A empresa Emoção - Eventos Culturais, Lda. na qualidade de entidade concessionária e representada pelo seu sócio-gerente o Exmo. Sr. Eng. Vasco Dotti e a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra na qualidade de proprietária e representada pelo seu Provedor, o Exmo. Sr. Armando Oliveira, assinaram hoje dia, 28 de Fevereiro de 2012, o contrato de arrendamento por 3 temporadas (2012, 2013 e 2014) com opção para mais um ano (2015) da Praça de Toiros de Salvaterra de Magos.
A empresa Emoção – Eventos Culturais, Lda. agradece publicamente à Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos a confiança depositada e ambiciona desenvolver um trabalho que respeite os termos do contrato de exploração e contribua para prestigiar ainda mais este bonito tauródromo.
Foi com alguma surpresa que verificamos ter apresentado as melhores condições, mas perante o facto de que a nossa proposta era indiscutivelmente a melhor, e naturalmente a vencedora, começamos a projetar a temporada 2012, que normalmente se inicia em Salvaterra de Magos com a tradicional Corrida do Tomate.
Embora só hoje tenha sido oficializado o contrato, já existia uma confirmação verbal da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos em que a vencedora do concurso para a exploração da Praça de Toiros tinha sido a nossa empresa. Com as atuais condições em que vivemos em Portugal e também não tendo experiência acumulada neste tipo de gestão, a empresa Emoção, Lda., sentiu necessidade de procurar ajuda para esta tarefa, tendo sempre como objetivo poder acrescentar valor à oferta que quer disponibilizar aos aficionados e público em geral.
Com este intuito e baseado na amizade e relação de confiança que existe com o Exmo. Sr. Ricardo Levesinho, (empresário que gere os destinos da Praça de Toiros “Palha Blanco” em Vila Franca de Xira), foi estabelecida uma parceria com a empresa - Tauroleve – Sociedade de Tauromaquia Letra da Neta, Lda., para organizar a 1ª Corrida de Toiros, prevista para as 17.00 horas do próximo dia 25 de Março de 2012 (Domingo).
Suportado por esta parceria será possível muito brevemente poder apresentar oficialmente o cartel desta 1ª corrida. Esta é uma relação que poderá prosseguir durante toda a temporada, assim o público venha a demonstrar apreço pelo trabalho desenvolvido, que só pode ser medido pelo volume de presenças nas bancadas dos espetáculos que pretendemos organizar.
Pretendemos realizar em SALVATERRA um trabalho na base do TOIRO de poucas palavras mas com muita EMOÇÂO.
SEDE: Rua Noel Perdigão – Edifício Planície – Bloco A – 5º D – 2600-218 VILA FRANCA DE XIRA
Capital Social: 5.000 € - Contribuinte N.º 507 382 536 - E-mail: emocao.eventos@gmail.com
Registada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Franca de Xira sob o N.º 06849/050614
Frente de Acção Pró Taurina = 29000 seguidores

Nós que sempre reconhecemos o trabalho notável e desinteressado da "Frente Pró Taurina", daqui enviamos um abraço aos que sem buscar protagonismo tanto têm feito.

O festival de homenagem a Alfredo Conde pleno de interesse


Um dos motivos de interesse é sem dúvida a inclusão no cartel de ISABEL RAMOS. Esta jovem que por motivos escolares esteve arredada das arenas na época passada, vai se apresentar seguramente, com o entusiasmo e o valor que todos lhe reconhecem. Tem talento, tem valor e tem gancho para o público, por isso o seu afastamento durante uma época não a vai afectar. Eu vou lá estar para ver entre outros motivos de interesse, o seu reaparecimento.


Salvaterra de Magos




Recebemos um comunicado da nóvel empresa Emoção - Eventos Culturais, do qual passamos a trancrever o que julgamos essencial

"A empresa Emoção - Eventos Culturais, Lda. na qualidade de entidade concessionária e representada pelo seu sócio-gerente o Exmo. Sr. Eng. Vasco Dotti e a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra na qualidade de proprietária e representada pelo seu Provedor, o Exmo. Sr. Armando Oliveira, assinaram hoje dia, 28 de Fevereiro de 2012, o contrato de arrendamento por 3 temporadas (2012, 2013 e 2014) com opção para mais um ano (2015) da Praça de Toiros de Salvaterra de Magos".

Do  comunicado  consta ainda uma carta de intenções no que á dignificação da "Festa" diz respeito.
A cara visivel desta empresa é o Sr. Vasco Dotti, o que á partida dá garantias de sobra, conhecendo a pessoa sabemos a sua rectidão e aficcion. Não nos vamos enganar, vai ser um empresário modelo.


 

 Em Espanha, sete localidades mais blindam a festa dos toiros


Las localidades são: Borox, Navamorcuende, Villanueva de los Infantes, Arnés, Campredo, Burriana y Villafranca de los Barrios.


Esta mulher, mais que uma cavaleira é uma encantadora de cavalos...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012



Este médico é um brincalhão...


Veja a mesa da tortura em versão brasileira


                Pensamentos de A. Peralta


Los poemas son la riqueza del alma, en los que se templa la palabra.

Uno non se quita de las cosas; la vida nos va quitando de ellas.

La edad vive en la ilusión y no en el tiempo.

Hay que vivir, viviendo.

El sueño es un ensayo de la muerte.

Sumar luchas es multiplicar valores.

Siempre hay una razón para querer y una razón para olvidar.



Ecos do méxico por Marco gomes a propósito do que se passou no México com Ana Batista e com o Grp de Alcochete




Nem só Ana Batista foi tramada…
A pergunta quem tramou Ana Batista, que assim caiu inesperadamente do cartel do dia 4 de Março na placa México, deveríamos acrescentar, quem tramou os forcados amadorres de Alcochete?
Na realidade no projecto inicial o grupo de forcados amadores de Alcochete partiria praça com os de Mazatlan, o que se diga seria uma grande justiça para o grupo luso ver o seu brilhante trabalho reconhecido na maior praça do mundo. Na semana passada, as águas andavam muito agitadas no México, com a inclusão do grupo alcochetano, com a sua saída mas, sem nunca estar em causa a presença da cavaleira Ana Batista. Até sábado, dia 25 pelas 16h Ana estava no cartel com o grupo de Mazatlan e havia uma réstia de esperança para o grupo português. O forcado Arturo Castro Ortega todos os esforços fez para a inclusão do GFAA no cartel. Mas no México tudo pode acontecer… e aconteceu, infelizmente para a pátria lusa.

Atodos os dias desta semana, teremos "ECOS DO MÉXICO" por MARCO GOMES:::
 Comunicado do gabinete de imprensa de Marcelo Mendes
Depois de ter integrado o cartel da abertura da época taurina 2012 em Mourão, o jovem cavaleiro Marcelo Mendes prepara-se para integrar outros dois Festivais Taurinos importantes neste início de temporada.

No próximo dia 25 de Março, pelas 16horas, o jovem cavaleiro do Oeste desloca-se à Arena do Coliseu de Elvas para participar na corrida solidária, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, onde vai atuar ao lado dos cavaleiros de renome Rui Salvador, João Salgueiro, Luís Rouxinol, Sónia Matias e António Brito Paes.
O objetivo do Festival Taurino de Elvas é recolher fundos para a compra de um veículo ligeiro de combate a incêndios para a corporação dos Bombeiros Voluntários de Elvas.
Marcelo Mendes, integrará logo depois, no dia 1 de Abril, na Centenária Praça de Toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, o elenco do Festival Benéfico Comemorativo do 80º Aniversário dos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira onde irá atuar ao lado dos Cavaleiros Filipe Gonçalves, Paulo Jorge Santos, Marcos Tenório Bastinhas, Duarte Pinto e Tiago Carreira. A corrida contará ainda com a presença do Matador de Toiros Nuno Casquinha e do Novilheiro Tiago Santos.
Porque caiu Ana Batista do cartel da praça México ????



Esta é uma dúvida que com certeza muitos aficionados terão. A nós também nos surpreendeu a queda do cartel, da toureira de Salvaterra, e por isso procurámos encontrar, a quem não interessaria a repetição da Ana na Praça México e porquê.
A Ana tem uma forma muito própria de tourear e de conectar com o público, que passa por uma certa descrição que envolve um tipo de classe que coalha nas suas actuações, e que é fácil na América Latina associar á Srª Dª. CONCHITA, que foi figura e cujo o seu passado está envolto em misticismo. Ora aos rejoneadores e cavaleiros Mexicanos não interessa mais uma figura que domine o toureio a cavalo além de Pablo e Ventura, ainda por cima tendo a certeza que basta a Ana com a sua figura, estar correcta e matar para cortar Orelhas, enquanto eles terão que se esforçar mais ou mesmo muito mais.
A propósito, recordo a apresentação da Ana no Campo Pequeno ( com os toiros enormes da Qtª da Foz) com 5 cavaleiros de alternativa, e as guerras que naquela época lhe foram feitas. A sorte dela foi a seriedade dos Empresários Dr. Ortigão Costa e Manuel Gonçalves, que a tudo resistiram, mas não quero deixar de recordar uma conversa privada que tive naquela altura com um prestigiado apoderado, que me disse depois da corrida : "Parabéns, a miúda esteve bem, mas os outros teriam sempre que estar muito melhores que ela, porque a classe que a rapariga tem, ultrapassa o toureio própriamente dito".
Atenção, que neste caso do México, soou-me que pode ter havido outras forças sustentadas no mesmo pressuposto..., mas que eu não acredito.
Festivais em Barrancos nos dias 31 de Março e em safara dia 7 de Abril



Para o dia 31 estão já convidados Miguel Tavares e o grupo de Safara, e será um festival misto, e para dia 7 a jovem cavaleira Andrea Cortez, aluna de Luís Rouxinol, que fará a sua apresentação.

Estão previstos também espectáculos de recortadores pelo grupo "Arte sem Capote"
Segundo notícia "O Record" a polícia deteve quatro elementos do grupo «Anonymous»
 

A Polícia Nacional espanhola anunciou a detenção de quatro elementos da rede «Anonymous», responsáveis por ataques informáticos a páginas de internet, as quais tornaram inacessíveis a outros utilizadores. Em junho de 2011 já tinham sido detidos, segundo a polícia espanhola, três dos responsáveis do grupo, considerados como a cúpula da rede em Espanha.

Lá chegará a Portugal.

Criminosos anónimos

podem ir pondo as

barbas de  molho...

Leia ás 16 horas, porque terá caído Ana Batista do cartel da Praça México, na opinião de João Cortesão



Pelo que nos contaram, a reunião da APET decorreu em mares Revoltos

Fazendo um certo paralelismo, veja este video que fica com uma ideia...

Treino de José Luís Cochicho
acompanhado do seu amigo de sempre e de todas as horas, Albino Fernandes




Rui Salvador começa a época no dia 25 de Março em Elvas


Depois de Elvas, Rui Salvador tem já agendado um festival em Serpa no dia 7 de Abril. O cavaleiro dos ferros impossiveis é imprescindível á nossa "Festa".



Para quando a apresentação do seu filho Bernardo ???
João Ribeiro Telles jr. começa a temporadsa em Tremera (Espanha) no dia 10



Na corrida de estreia do seu novo apoderado José alexandre, João Telles toureia com os Irmãos Noélia e Oscar MOTA.
Homenagem a Alfredo Conde tem que ser uma jornada digna do toureiro, do forcado, do aficionado e do homem que foi, MESTRE ALFREDO





Desenjaulamento brutal

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012



Alguns vão cair umdia onde esta caiu...

O grupo de Lisboa é o primeiro a ter um canal MEO cujo o link é :


Canal nº 255909 – GFA de Lisboa no MEO Kanalkanal.meo.pt
Prima o botão verde do comando MEO e insira o nº 255909 para ver o canal "GFA de Lisboa". 
O blogue "forcado amador" noticiou e enviou-nos a notícia e excelentes fotos do treino do grupo do redondoda autoria de TIAGO CAEIRO.

"O Grupo de Forcados Amadores de Redondo realizou um treino no passado sábado, dia 26 de Fevereiro em Aldeia da Venda, onde o cabo viu muita vontade e empenho tanto nos forcados mais velhos, como nos que aspiram ainda a vir integrar o Grupo. Este treino serviu também para ver várias parelhas de cernelheiros em acção, já a pensar na Festa do Forcado".