MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Porque caiu Ana Batista do cartel da praça México ????



Esta é uma dúvida que com certeza muitos aficionados terão. A nós também nos surpreendeu a queda do cartel, da toureira de Salvaterra, e por isso procurámos encontrar, a quem não interessaria a repetição da Ana na Praça México e porquê.
A Ana tem uma forma muito própria de tourear e de conectar com o público, que passa por uma certa descrição que envolve um tipo de classe que coalha nas suas actuações, e que é fácil na América Latina associar á Srª Dª. CONCHITA, que foi figura e cujo o seu passado está envolto em misticismo. Ora aos rejoneadores e cavaleiros Mexicanos não interessa mais uma figura que domine o toureio a cavalo além de Pablo e Ventura, ainda por cima tendo a certeza que basta a Ana com a sua figura, estar correcta e matar para cortar Orelhas, enquanto eles terão que se esforçar mais ou mesmo muito mais.
A propósito, recordo a apresentação da Ana no Campo Pequeno ( com os toiros enormes da Qtª da Foz) com 5 cavaleiros de alternativa, e as guerras que naquela época lhe foram feitas. A sorte dela foi a seriedade dos Empresários Dr. Ortigão Costa e Manuel Gonçalves, que a tudo resistiram, mas não quero deixar de recordar uma conversa privada que tive naquela altura com um prestigiado apoderado, que me disse depois da corrida : "Parabéns, a miúda esteve bem, mas os outros teriam sempre que estar muito melhores que ela, porque a classe que a rapariga tem, ultrapassa o toureio própriamente dito".
Atenção, que neste caso do México, soou-me que pode ter havido outras forças sustentadas no mesmo pressuposto..., mas que eu não acredito.