MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012



Crónica enviada do México por Marco Gomes

Fórum de forcados em Ixmiquilpan


 (Mexico)
Decorreu hoje o Forum dos Forcado em Ixmiquilpan, provincia de Hidalgo que reuniu forcados dos grupos do Mexico, Queretaro, Mazatlan e Hidalgo, de fortes emocoes, em que a tematica taurina foi falada e sentida pelos muitos participantes ali presente. Antecedeu o Forum um almoco convivio composto por uma tradicional barbacoa de carneiro e bebeu-se pulque, onde as culturas lusitanas e astecas se confluiram em conversas, ainda que informais, mas com um denominador comum, a figura do forcado e a sua forte influencia na Festa. Os oradores de “servico” Luis de La Concha, Arturo Castro Ortega e este vosso escriba convidado para a ocasiao falaram da figura do forcado em torno da sua historia, do seu trajecto e de tudo o que de positivo tem trazido para a Festa. Mas tambem os desafíos que tem pela frente nomeadamente a criacao da Associacao de Forcados para que tal como em Portugal possam ver os seus direitos minimamente salvaguardados. Durante as intervencoes notou-se emocao e uma vontade ferrea entre os elementos Astecos para implementarem e fortalecer a arte de pegar touros fora da patria lus.
De referir tambem o carinho com que Luis de La Concha (Lagrima) tem a sua tertulia, onde a figura do forcado asume um papel primordial.
Apos as intervencoes dos palestrante procedeu-se a um debate onde usaram da palabra varios forcados, assumindo papel preponderante as intervencoes de Vitor Rodrigues, Eduardo Villar e Fernando Jurado.
A terminar de referir a emoção que tive ao ver que a figura de Joao Patinhas, tem deste lado do charco.




 Arturo Castro Ortega, Fernando Jurado, Vitor Rodrigues e El Morro.


Arturo Castro Ortega, Vitor rodrigues e Luis de La Concha