MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Porque será ????
A quem incomoda os 25 anos de alternativa de Cochicho???



José Luís Cochicho anunciou que ía comemorar 25 anos de alternativa toureando meia dúzia de corridas. E que mal há nisso??? Um escritor comemora com o lançamento de um livro ou mais os seus 25 anos de escritor mesmo que tenha estado anos sem escrever, um pintor celebra as suas bodas de prata mesmo que nos últimos anos pouco ou nada tenha pintado. Porque é que um toureiro não pode comemorar as bodas de prata, toureando ???
Será que só as grandes figuras o podem fazer ???
Quer queiram ou não, Cochicho tem muitos amigos e que têm saudades de o ver tourear, mas mais importante que isso, há o facto de o seu nome estar ligado á história do toureio a cavalo por se ter acoplado a um cavalo ao ponto deste ser considerado um dos melhores dos últimos 30 anos, cavalo esse que passou por outras mãos ( de mestres) que com ele não se entenderam ou não lhe tiraram o partido devido. Estou a falar como é evidente do ZEUS.
Se decidiu tourear, é porque sente que está montado para isso, como é evidente.
A sua carreira foi digna e recordo-me de algumas actuações mesmo muito boas, como aquela na Póvoa do Varzim numa corrida TV que por acaso comentei com Virgílio Palma Fialho.
Que após a falta do ZEUS, José Luís Cochicho tenha toureado menos, só estranha quem não tem memória e como tal não se lembra, do que aconteceu com Domecq depois do "Ópus", José Lupi depois do Sueste, Zoio depois do "Sabique, "Moura a seguir ao "Ferrolho", Manuel Jorge de Oliveira a seguir ao Bafejado, Pablo a seguir ao Cagancho e a todos aqueles que tiveram a sorte de tropeçar com cavalos fora de série, como é natural, respeitando as devidas proporções.

Cochicho e o Zeus

Quero recordar que em França, Pierre Rubfatt, cavaleiro razoável na sua época, ficou célebre por ter eternizado o seu cavalo "Marabut", que fez as delicías dos aficionados, contribuindo para ampliar largamente a aficcion ao toureio a cavalo no seu país.

Os cagalhões anónimos nunca irão comemorar nem um lustro de existência porque a sua vida vai ser curta, e depois comemorar o que fizeram ao longo duma curta vida, é o mesmo que uma mulher que ficou viúva quando ainda não tinha feito um ano de casada, comemorar as bodas de prata do seu casamento.

Esses tipos, depois de terem apelidado de credível uma empresa que montou uma corrida que veio a dar-se, com 4 músicos, 5 cabrestos e um campino, calaram-se cobardemente depois da bronca, mostrando assim "por bem falado " a isenção que os norteia...