MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Num divertido espectáculo de Carnaval na Moita foi Rainha a Princesa Paulinha e Rei André Rola, ambos filhos da Terra.

A tarde estava agradável e foi com uma bonita moldura humana que se presenciaram umas cortesias pouco ortodoxas.

Novilha destinada à Escola de Toureiro José Falcão.

Pedro Noronha  - Entrou a gosto com o capote para depois na moleta bordar o toureio, de forma elegante e perfeccionista. Demonstra estar claramente já num escalão acima deste género de espectáculo.

El Juanito – evidenciou nos três tércios aquilo a que já nos vai habituando, firme, animado e com um reportório vastíssimo. Iniciou de capote por lopecinas para seguir com um bom tercio de bandarilhas e rematar na moleta, demonstrando  um grande à vontade a tourear pela mão esquerda. Característica pouco comum nesta idade.

João Gomes – demonstrou valentia e vontade de bem fazer  mas evidenciou algum atraso de preparação em relação aos seus colegas de escola.

Novilha destinada à Escola de Toureio da Moita do Ribatejo

Paula Santos- a Princezinha, como tem sido apelidada, começou por demonstrar atitude e carisma. Toureou bem e a gosto de capote e por ambos os pitons. Os Parabéns pequena maestrina!!

Pedro RodriguesLuís Silva – remataram o tercio de capote à la limon, demonstrando uma impecável coordenação e picaram também o ponto na capa rubra.

Guilherme Gonçalves e Rafael Silvério – a estes dois jovens toco-lhes o tercio de bandarilhas, onde foram variados e demonstraram à vontade. Aqui há apenas que destacar pela negativa o excesso de intromissão do director de corrida no tercio que não quis autorizar um par mais, Sr. Director, são miúdos porra!!

Novilha destinada à Academia de Toureio do Campo Pequeno

António Fernandes – entrou desenvolto pintorero, artista e chegou facilmente ao publico logo com o capote. Completou o tercio completo de bandarilhas com elevado nível. Com a moleta confirmou aquilo que já tinha apontado com o capote, que tal como o Vilafranquense Pedro Noronha, também ele António, está claramente um degrau acima deste tipo de espectáculo.

Rúben Lopes – andou desenvolto e com uma técnica acima da médica pra a idade.

Nota: nesta lide há que destacar Pedro Noronha que num gesto de toureria e solidariedade, tão característico da nossa festa, se ofereceu para ficar no burladero a tocar a novilha aos colegas.

Destaque ainda para as três novilhas de tenta, do Eng. José Samuel Lupi, que saíram simplesmente divinais.

Na parte à Portuguesa, começo por destacar pela negativa esta moda de pôr o toureio apeado por diante dos cavalos. Nunca assim o foi e não concordo que assim seja.

Rúben Inácio – demonstrou que sabe andar a cavalo, e revelou desenvoltura e um bom arranjo das montadas. Denotando apenas um ligeiro desacerto na ferragem, natural atendendo a que é inicio de temporada.

Grupo de Forcados Amadores da Moita do Ribatejo – uma pega fácil e tecnicamente boa por Nuno Santos, à primeira tentativa.

Marta Valente – alegre e divertida, chegou facilmente ao publico, desenvolvendo uma lide de altos e baixos onde demonstrou ainda alguma inexperiência. O cavalo que sacou de bandarilhas, ferro Irmãos Peralta (provavelmente da linha do Sol), é dos bons animais que vi neste inicio de época.

G.F.A. Alcochete – tivemos cabo à praça, António José Cardoso realizou uma boa pega ao segundo intento, sem culpas na primeira desfeita.

André Rola – conseguiu uma estreia auspiciosa, revelando boa interacção com o público e muita equitação (foi o único a sair com o cavalo sem gamarra). Numa demonstração de classicismo e de bem saber andar a cavalo, toureou a novilha toda na mesma montada, colocando quer os compridos, como depois os curtos, à tira, a quiebro e ao violino, brindado-nos ainda no fim com um ferro de palmo.

G.F.A. Aposento da Moita – pegou ao primeiro intento José Maria Ribeiro da Costa.

Paulo Rasquette – logo ao pisar a arena da Daniel do Nascimento pôs logo a praça em polvorosa. Começou com dois compridos e um curto de fazer inveja a muitos cavaleiros de alternativa, dignificando a nobre arte de cavalgar. Foi-lhe logo aí cedida musica, volto a referir, ao primeiro curto. A partir daí foi um degustar de sensações, desde as piruetas às passagens de mão a tempo com que nos brindou.

Na última pega o G.F.A. Moita, num bonito gesto convidou os outros dois grupos presentes para com eles tomarem parte desta sorte. Pegou Ricardo Leandro uma rija pega à segunda tentativa.
As novilhas à parte à portuguesa, propriedade dos Dr. José Manuel Pires da Costa, saíram dignas e a proporcionar no geral bom jogo, excepção feita à última.