![]() |
Cuadrilla de las Noyas, capitaneadas por Dolores Petrel, Lolita y Angelita Pagés |
![]() |
Dolores Petrel |
E a estas mulheres se restringiu a festa durante 8 anos, além de figuras ímpares, foram as ancoras que agarraram a festa à vida. Representadas por um matador ancião “El Verduguillo”, correram todas as capitais de Espanha e atingiram a cifra de 87 corridas num ano, debutaram em Sevilha e encheram Barcelona 15 tardes. Fazendo ainda campanha nas Américas e nas Filipinas. Juntando-se-lhes aí as Filipinas: Pepita Mola e Herrerita também matadoras, passando Dolores Petrel a rejonear, já sob a alçada do valenciano Eduardo Serrano “Gordat”. E tudo isto com os meios da época.
O periodista catalão Mariano Armengol defeniu-as assim:
''Toreaban erales y utreros. Lolita y Angelita fueron dos toreras inteligentes, con técnica y valor que dominaban todas las suertes. ''
Após o fim da guerra e a restituição da ordem, e já sob o governo de António Maura, o ministro da governação Juan de La Cierva, retirou as Noyas de circulação.
Assim hoje, aqui fica a homenagem do SortesDeGaiola a Dolores Petrel e a sua ''Cuadrilha de las Noyas'', sete Catalãs que concerteza se envergonhariam hoje da lei aprovada.