MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 29 de maio de 2012



Rescaldo da Corrida de ontem em Azambuja


A questão dos prémios ...

Eu votei em João Moura Caetano e Helder de Carvalho do grupo de AZAMBUJA e explico porquê...



Já há cinco anos que não fazia parte de um júri, e decididamente nunca mais farei enquanto os mesmos não forem atribuídos segundo determinados itens - como se faz na ginástica ou na patinagem artírtica - solução esta que tornará as atribuições mais justas. 
Esta solução já foi proposta por mim no velho jornal o Farpas depois de uma corrida no Montijo, e já foi ensaiada em Montemor o Velho.

Sugiro a propósito dos cavaleiros, que as pontuações sejam de 1 a 10 e que comtemplem os seguintes itens:

1 - Grau de dificuldade do toiro

2 - Arranjo dos cavalos

3 - Posição do cavaleiro e a correcta utilização da montada

4 - Correcção da lide

5 - Verdade e risco do momento do ferro

6 - Emoção

7 - Reportório

8 - Execuçao da cravagem ( ferros mais ou menos pescados)

9 - Espectacularidade

10- Vantagens dadas aos toiros

Quanto aos forcados:

1 - Grau de dificuldade do toiro

2 - Escolha dos terrenos

3 - Vantagens dadas ao toiro

4 - Cite

5 - Comportamento do forcado durante a viagem do toiro

6 - Reunião

7 - A forma como aguentam os derrotes

NOTA : É evidente que outros itens podem ser levados em consideração.

Posto isto, tenho a declarar que a forma aleatória como os prémios são atribuídos, leva muitas vezes o juri a seguir por caminhos do supérfluo em desprimor do fundamental.

Ontem em AZAMBUJA, obedecendo a estes itens, votei em Moura Caetano e em Helder de Carvalho, pese embora o facto de considerar que Marcos Bastinhas esteve muito bem, muito bem mesmo ao seu estilo, e  do forcado Bilé do grupo de Alter ter estado igualmente muito bem, muito bem mesmo, mas quem assistiu á corrida e quiser fazer um ensaio do que viu á luz do que escrevi, certamente não sairá da minha opinião, ou então esta coisa dos prémios fica ao nivel das noites do fado na provincia ou nos bairros periféricos em que os prémios são atribuídos a quem tem mais palmas.

Em Espanha não há destes prémios, e não é por acaso, é simplesmente porque não fazem sentido, porque não faz sentido comparar artes distintas...

Desta vez é a sério, nunca mais farei parte de um juri se não houver itens que padronizem os parametros dos prémios.