MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 26 de maio de 2012

A história do pintor António Casero Sanz, por M. Peralta Godinho e Cunha




Antonio Casero Sanz nasceu em Madrid em 1898 e muito cedo se manifestou com inclinação para a pintura tendo estudado na Escola de Belas Artes de S. Fernando.
Grande parte da sua obra está relacionada com a tauromaquia e, com regularidade, desenhos seus foram publicados no jornal ABC e no semanário taurino El Ruedo.
Antonio Casero faleceu em Madrid em 1973, mas a Câmara Municipal de Madrid editou em 1982 o livro “Los Toros” com diversos desenhos que foram publicados no jornal ABC.
O desenho aqui inserido foi retirado da revista El Ruedo de 21 de Julho de 1955 e reflete um belo desenho registado por Antonio Casero a um lance de capote de Manolo Segura numa novilhada na Praça de Toros de Las Ventas, com reses de José Matias Bernardos.
Novilhada que teve como ponto alto uma estupenda estocada do novilheiro Gregorio Sánchez; três magníficos pares de bandarilhas de Luiz Francisco Pelaez e um belo quite de verónicas de Manolo Segura.