MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Prémios do site "NATURALES"

Com a devida vénia transcrevemos do prestigiado site "Naturales"

Nota : De realçar o facto da louvável apresentação, dos fundamentos que levaram á atribuição dos prémios.



CAVALEIRO DE ALTERNATIVA

LUÍS ROUXINOL

A regularidade das suas actuações tornou-o num claro vencedor. As suas lides chegam a parecer impressas a papel químico e ainda que nem sempre o triunfo tenha sido redondo, a verdade é que raramente vemos Luís Rouxinol mal em praça. No ano em que comemorou os 25 anos de alternativa, destacamos a sua passagem por Lisboa, Évora, Vila Franca e Salvaterra.

CAVALEIRO PRATICANTE

JOÃO SALGUEIRO DA COSTA

O jovem cavaleiro tem raça e provou esta temporada que o legado da dinastia que carrega é de honrar mas dispensável pois é génio de lâmpada única. Demarcou-se claramente do pai e os seus triunfos têm tido assinatura própria. Sozinho pegou num cavalo, o Rei, ensinou-o e tem nele o seu cavalo estrela que em 2012 lhe valeu bons triunfos. Relembramos as suas actuações por Lisboa, Alcochete e Coruche.

CAVALEIRO AMADOR

JACOBO BOTERO NIETO

Chegou, viu e venceu. Jacobo Botero é o exemplo de que uma boa 'máquina' por trás pode contribuir para o resultado em praça. O jovem colombiano conseguiu presença em importantes praças dos País e deu cartas na maioria delas tendo-se evidenciado o seu valor. Foi um dos triunfadores da Feira Taurina da Moita, e além disso destacou-se em Alcochete, Lisboa e Vila Franca.

PEÃO-DE-BREGA

JOÃO RIBEIRO 'CURRO'

Regularidade, ofício e descrição fazem de João Ribeiro 'Curro' um dos mais destacados peões de brega das nossas praças. Exerce ao serviço do maestro António Telles e é um exemplo da figura de subalterno.

MELHOR PEGA

JOÃO BRITO (GFA SANTARÉM)

Concretizar uma grande pega numa temporada é de valor, concretizar quatro, é de total mérito. João Brito dos Amadores de Santarém destacou-se na pega ao primeiro toiro Palha da temporada no Campo Pequeno, no terceiro toiro Branco Núncio da última na capital, brilhou frente a um Ernesto de Castro em Santarém e nas Caldas da Rainha com um toiro de Inácio Ramos.

GRUPO DE FORCADOS

AMADORES DE VILA FRANCA

Garra, valor e determinação são características que fazem parte do vocabulário do GFA de Vila Franca. O grupo esteve presente nalguns dos grandes acontecimentos da temporada. Em Maio estiveram arrebatadores na Feira da sua terra, voltaram a estar pela de Outubro. Respondem com eficácia, demonstram coesão e resolvem com qualquer ganadaria.

MATADOR DE TOIROS

DAVID MORA

Toureou por duas vezes esta temporada em Portugal e por duas vezes toureou cá como na maior praça do Mundo. Faenas de valor, de entrega e arte. Demonstrou respeito pelos aficionados portugueses e fez-nos disfrutar de bom toureio a pé quer em Vila Franca, quer em Lisboa.

NOVILHEIRO COM PICADORES

MANUEL DIAS GOMES

Manuel Dias Gomes é o nosso caso mais eminente de se tornar no próximo matador de toiros. Começou por Mourão, a 1 de Fevereiro, logo a dar bons sinais. Em Lisboa diante de Oliveiras triunfou. Foi a Madrid meter as cartas na mesa, mas provavelmente o facto de ser português (não estamos esquecidos do portuguesillo) não o fez sair de Las Ventas num plano superior. Em Vila Franca fechou a temporada com chave de ouro. Diante de um Coimbra mostrou a arte que leva dentro e diante de um Grave demostrou que o seu toureio também tem valor. Manuel quer ser toureiro, assim ele não perca a determinação e assim se abram portas. Essa é a verdade.

NOVILHEIRO SEM PICADORES

DIOGO PESEIRO

Deu-se a conhecer pela louvável iniciativa das Novilhadas das Escolas Taurinas Portuguesas, que não venceu mas andou lá perto. O jovem Diogo Peseiro é a prova de que ainda podemos continuar a acreditar no toureio a pé em Portugal. A vontade de ser figura ficou demonstrada nas nossas arenas. Oxalá mantenha a técnica e as ganas.

BANDARILHEIRO

CLÁUDIO MIGUEL

O jovem bandarilheiro Cláudio Miguel é o ouro da prata em Portugal. Valor, valor e valor...não lhe falta. Chega-se aos toiros no tércio de bandarilhas onde poucos se atrevem a chegar. Sem dúvida dos melhores bandarilheiros da actualidade.

TOIRO

FAMOSO - Nº 40 - 528KG – NASCIDO EM FEVEREIRO DE 2008 DA GANADARIA DO ENG. LUÍS ROCHA

O Famoso saíu à Praça do Campo Pequeno no dia 2 de Agosto. Foi lidado por Luís Rouxinol e depois da corrida, quis o ganadero que regressasse à Herdade da Machôa. Além de ter um belíssimo tipo, bonito e bem posto de cara, foi bravo, repetidor, alegre e muito nobre. Ficou na memória!

GANADARIA

MURTEIRA GRAVE

Num ano em que a ganadaria Murteira Grave perdeu o seu impulsionador, encontrou-se com uma boa fase de toiros. Lidaram-se 62 toiros desta ganadaria durante a temporada, tendo na maioria os curros de Galeana pautado pela regularidade. Abriu a temporada em Mourão com três novilhos bravos, um deles de bandeira. Outro toiro desta ganadaria digno de destaque foi o lidado no Concurso de Ganadarias em Évora. Na Moita, lidou-se uma corrida completa e brava, porventura uma das mais completas da temporada. Em Reguengos, lidaram-se dois toiros, de um lote de quatro de nota alta. Regressou a ganadaria a Madrid com três novilhos que levaram as orelhas postas para el desolladero. Em Évora, a corrida de Julho saíu encastada, com um toiro de bandeira, o que abriu praça e com o que fechou a ser bravo e repetidor. No Redondo, no passado 5 de Outubro, lidou cinco toiros encastados e bravos, sendo o último um dos mais bravos da temporada. Em Vila Franca três dos seus toiros tiveram raça qualidade e emoção. E quando o que se quer em Praça é emoção…venha toiro!

EMPRESA

TAUROLEVE

A empresa Tauroleve, encabeçada por Ricardo Levesinho, voltou a apostar no toiro como prato principal de um cartel e os resultados artísticos foram positivos. Jogou a favor da emoção e do ingrediente principal, o Toiro, contrariando as marés daqueles que dão primazia às ‘figuras’ que exigem ganadarias e que vendo-se depois sem matéria-prima, só têm duas hipóteses: o fracasso ou o desfilar de adornos que são tudo menos toureio. Tocaram por diante a Praças de Vila Franca (onde aos poucos têm (re)conquistado aficionados), a de Arruda dos Vinhos, Samora Correia e foram convidados a ‘ajudar’ na de Salvaterra de Magos. Com mais ou menos sucesso de casa, a essência da Festa com Verdade, essa esteve garantida com esta empresa.

PRÉMIO PRESTÍGIO

ENG. JOAQUIM MURTEIRA GRAVE

(a título póstumo)

Caíremos no erro dos demais, que se lembram das pessoas quando essas já não se encontram neste Mundo. Mas essa não é de todo a nossa verdade. Este ano, já por várias vezes alguns elementos do NATURALES tinham conversado sobre a possibilidade de nos associarmos a uma iniciativa de homenagem a um dos mais importantes ganaderos do nosso País. Infelizmente não passou disso mesmo, de conversa, e agora já vamos tarde. Fica a obra feita daquele a quem hoje decidimos premiar por todo o legado que deixou à Tauromaquia.