O CARTEL DE TOUROS
A Real Academia Espanhola da Lingua, define o cartel como o papel que se fixa na parede para se saber alguma coisa.....
Para o académico e erudito José Maria de Cossío, o cartel de touros, especificamente «é o papel que serve para anunciar as corridas de touros e suas circunstâncias».
Antes do cartel, o anúncio da celebraçâo das corridas de touros fazia-se por procedimentos rudimentares, mediante os meios que dispunham os organizadores. As entidades oficiais utilizavam o pregâo que na praça pública, gritavam alto e a bom som. Este costume publicitário, persistiu até meados do século XIX, depois da apariçâo do cartel-anúncio.
O historial do cartel-taurino é curioso e interessante. É possível que foi em Sevilha na sua praça da Real Maestranza, de onde se usou pela primeira vez o cartel impresso, na segunda metade do século XVIII, aí por volta de 1761, segundo comunicaçâo do Marquês de Tablantes. Este costume chegou a distintas praças no século XIX , desaparecendo paulatinamente o anuncio por meio de pregâo.
Dos primitivos cartéis até aos actuais há um largo caminho, onde ressalta uma admirável e bela composiçâo do clorido e artístico.
MOITA DA CRUZ