O dia de Reis que faltava para completar a época Natalícia, é em Espanha, talvez, o dia mais importante desta quadra, pelo menos para os mais jovens.
Cá para mim a desvalorização do dia de "Reis" no nosso país é, e só pode ser, mais uma manobra dos Republicanos, tendo por fim apagar tudo o que diz respeito á monarquia como instituição, e certificado de bom gosto. Plagiando o Prof. Dr. Miguel Esteves Cardoso direi : "Existe o rei das bandarilhas, o rei do temple, e o rei dos quiebros, e não existe os presidente da república das bandarilhas, dos quiebros e do temple, simplesmente porque a república não arrasta qualidade. Da mesma maneira, diz-se, uma real corrida, um real almoço, uma real cagada ou uma real ...., e não se diz, uma republicana corrida, um republicano almoço, etc. etc. etc.
A título de "fait divers" vou contar a história de como os Reis Magos foram responsáveis pela escolha do nome de Jesus.
Quando os Reis Magos se aproximaram da gruta onde estava o menino Jesus, um deles tropeçou e desequilibrou-se ao ponto de quase se estatelar, e nesse momento disse : "Ai Jesus !!!".
Nesse momento, Nª. Senhora olhou para S. José e comentou : "JESUS ???'' que nome tão bonito! Oh José, o menino já não se vai chamar ALFREDO!!!"