MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Numa corrida de promoção ao toureio apeado triunfou um cavaleiro...

João Ribeiro Telles jr, no 2º que lidou, triunfou forte…



J. RIBEIRO TELLES jr.

Esteve razoável no primeiro que lidou. No 2º esteve ao seu melhor nível desde os compridos, culminando com curtos de grande emoção.

FORCADOS: Aposento da chamusca - Boa pega de João Rui Salgueiro e uma menos boa de Francisco Barreiros Andrade á 4ª. Lição de estoicismo do cabo Pedro Coelho dos Reis.


Quem estava á espera de grandes faenas de Morante e Manzanares e não conhece a história e a realidade, saiu frustrado..



Meus senhores, a realidade é esta: Até há pouco mais de uma dezena de anos, os matadores Espanhóis que se deslocavam ao nosso País ( Capea, Paquirri, Cordobés, Palomo Linares etc) só toureavam toiros mais pequenos 50 kl do que os lidados ontem, na maioria dos casos com três anos com os cornos reduzidos a umas bananitas que lhes saiam do testus cortados de modo a terem uma circunferência de 2 a 3 centímetros. Se têm dúvidas vejam fotos da época. Há também que ter em conta que nessa época ainda não estava em moda o toureio encimista de influencia (Ojedista).
Daí para cá, o fenómeno das corridas transmitidas de Espanha via televisão invadiu a casa e os pontos de encontro dos aficionados, e muitos por falta de cultura tauromáquica passaram a ver serem lidados toiros grandes e bem armados e acharam que o mesmo seria exigível por cá sem varas… pura ilusão…
Quanto ao facto de os bilhetes serem caros, informo que nesses tempos em que um professor primário ganhava 3,000 escudos mensais e um técnico superior ganhava 3,500 escudos, os bilhetes íam dos 40 escudos aos 150 como posso provar com bilhetes que guardei desses tempos, o que equivalia aos preços de hoje ou eram ainda proporcionalmente mais caros.

Os toiros de ontem saíram mal, como é evidente, mas por acaso não se lembram do comportamento da maioria dos curros de ganadarias de postin lidados na Feira de Stº Isidro ???

Os toiros de ontem sairam mal, mas quanto aos pesos exigidos pelo regulamento  estavam sobrados como reconheceu o veterinário, além de que foram com certeza vistos e revistos pelos vedores dos toureiros, que inclusivamente rejeitaram dois toiros armados doutra maneira, que estavam nos curros como declarou hoje o Sr. Rui Bento ao "farpasblogue".

Temos que entender que o toureio de arte acontece, e por isso, só por milagre tropeçamos num faenão de um toureiro artista que vem uma vez por ano a Portugal ou nem isso…