MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Crónica de Salvaterra...

Em 2 anos seguidos, dois concursos de ganadarias que foram um êxito, a empresa de Rafael Vilhais criou uma data importante no calendário taurino…


Toiros bem apresentados proporcionaram uma tarde emotiva.
O último toiro foi lidado magistralmente a duo por António R. Telles e Luís Rouxinol. Desta lide me ocuparei no fim de analisar o trabalho dos três toureiros um por um.

ANT. RIBEIRO TELLES

Duas actuações correctas. No 2º toiro que lidou, se tivesse encurtado as distancias, teria, a meu ver, dado mais emoção ao seu desempenho.

LUÍS ROUXINOL

Se no 1º que lidou esteve bem, no 2º esteve melhor com os cavalos craques da sua quadra chegou mais ao público.

FRANCISCO PALHA



A emoção mora com ele. É efectivamente um caso de rara valentia e toureirismo.
A sorte de gaiola que executou fica para a história, e o pundonor demonstrado ao cumprir o tércio de bandarilhas (e que tércio) com uma luxação crómio clavicular (eu sei o que isso é...), é duma honestidade toureira sem limites.
Faço votos para que se restabeleça o mais rápido possível, mas sem precipitações. A propósito recordo o caso do jovem rejoneador Pedro Cardenas, que tanto prometia há + ou - dez anos e que se viu obrigado a abandonar por se ter precipitado em regressar ás arenas…



















LIDE A DUO MAGISTRAL

A quando do dia da tauromaquia, alguns manifestaram-se contra o toureio a duo enquanto eu o defendi. Defendi o toureio a duo porque me lembro de ver tourear a duo, os irmaos Peralta, Domecq e João Moura, Vidrié e A. I. Vargas e os irmãos João e António Ribeiro Telles, além de José Maldonado Cortes que sempre brilhou nesta modalidade de toureio independentemente de quem toureava com ele.
Pois bem, o António R. Telles e o Luís Rouxinol, deram neste dia uma lição de cátedra de como se toureia a duo, empolgando o digníssimo público. 

FORCADOS:

Tarde dura para os grupos de Santarém e Coruche, a que estes responderam com a maior galhardia.



Santarém - Francisco Paulos (à segunda), António Taurino (à primeira) e Francisco Graciosa (à segunda), sendo esta, a melhor pega da tarde - verdadeiramente impressionante..

Coruche - António Tomás (à primeira), João Prates (à segunda) e Tiago Gonçalves (à primeira).
PRÉMIOS em Disputa :

Bravura - Veiga Teixeira
Apresentação - Dr. António Silva