MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Crónica do Montijo...

Prates falou e disse : Estou aqui e luto por um lugar ao Sol…



Um bom curro de "Castos" não pôs problemas de maior a toureiros e Forcados .

DUARTE PINTO

Hoje, não tiveram estes toiros desta ganadaria as dificuldades habituais dos "Castros", no entanto tinham que ser bem toureados.
No 1º que lidou esteve bem, de salientar os dois compridos.
No 2º esteve igualmente bem, mas Duarte Pinto que definiu como seu o toureio de largo e as sortes clássicas, sentindo-se a gosto com as ganadarias ditas difíceis, mas neste dia a sua actuação tinha ganho muito em emoção se tem toureado em curto.

LUÍS ROUXINOL jr

Com actuações alegres mostrou que veio para ficar como sempre previ em relação ao seu futuro. 
Os seus desempenhos são cada vez mais sólidos…

ANTÓNIO PRATES

A evolução vive com este jovem. Conseguiu ontem misturar a lide certa com a espectacularidade, carregando em emoção, duas actuações que impressionaram os presentes.
Não tenho dúvidas em afirmar que, António Prates pode ir longe, muito longe mesmo…



FORCADOS :
 Os grupos do Ribatejo, Montijo e Tertúlia do Montijo, na generalidade não estiveram nos seus melhores dias..

Dário Silva, dos Amadores do Ribatejo, pegou-o à primeira tentativa, a segunda pega do grupo chefiado por Pedro Espinheira, ao quarto toiro da corrida, foi executada por João Oliveira, com algumas dificuldades, à quinta tentativa.

Pedro Galamba, dos Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, depois de 6 tentativas, a pega acabou por ser bem consumada, de cernelha, por Luis Carrilho e Manuel Cabral. O mesmo Luis Carrilho, futuro cabo do grupo, voltou a entrar em cena no quinto toiro da corrida, pegando-o com galhardia à segunda.


Os Amadores do Montijo pegaram o terceiro toiro da corrida à terceira, por intermédio de Hélio Lopes; e fizeram, com o valoroso João Paulo Damásio na cara, a grande pega da tarde ao último toiro de Castro, ganhando, com o consenso geral, o prémio deste concurso de pegas que tinha o nome de José Coisinhas, antigo forcado do grupo e ex-combatente Fuzileiro, troféu que foi entregue pelo próprio.