MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Crónica do C. Pequeno

Pablo já não enche o C. Pequeno...

Quando tudo parecia inventado, Moura jr acrescentou algo de novo ao toureio a cavalo..




Os toiros de Romão Tenório, bem apresentados, cumpriram dentro das caracteristícas Murubenhas.
Todos sabemos que os exemplares das ganadarias deste encaste  são deficitários no que toca a transmissão no momento do ferro. Para ultrapassar esta caracteristíca menos positiva dos ditos Murubes, cabe aos toureiros arriscar mais...

P. HERMOSO de MENDONZA

Lides correctas dentro do seu toureio repetitivo e sem rasgos, marcaram a sua passagem pelo C. Pequeno.
O momento mais galvanizou o público presente, foi quando executou rotações de garupa com o toiro por trás...

LUÍS ROUXINOL



Dois desempenhos marcados por entrega total e momentos de grande emoção, sendo de realçar como apontamentos de maior destaque, uma sorte de gaiola emotiva em  muito bom (óptimo), e de execução perfeita.

JOÃO MOURA jr

Num mundo onde tudo está inventado ou quase, J. Moura jr aportou uma sorte nova ao toureio.
Já no 1º que lidou mostrou que estava ali para demonstrar que a emoção se inventa arriscando. Co ferros ora de londe ou em curto atacando, ora de curto ou de longe recebendo o toiro, dando-lhe a iniciativa...
Quanto á sorte por si criada, só vendo executá-la várias vezes se pode calibrar bem o seu grau de dificuldade...

FORCADOS:

Os Grupos de Lisboa e Évora cumpriram.


Grp de Lisboa,  Pedro Gil, Duarte Mira e Vítor Epifânio, em consumações, ao segundo, primeiro e segundo intentos, respectivamente.
Grp de Évora, o cabo João Pedro Oliveira, pegou à segunda tentativa; Dinis Caeiro, também à segunda e António Torres, com o mesmo número de intentos.