MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Coisas boas da Golega ...

Se ontem falei do que mais me entristeceu, hoje vou falar do que mais me alegrou…

Resultado de imagem para golegã

Sinceramente não ia com muita fé e tinha razão em muitos aspectos. A quantidade de monturas á Espanhola aumentou exponencialmente assim como cavaleiros trajados com fato de campo do País vizinho, no entanto os que deviam dar o exemplo mantiveram a tradição o que já não é mau...

As casetas mais antigas mantiveram o mesmo registo no que toca a decoração ( sem tiques Inglesados) e recebimento com vinho, água-pé e abafado. Não posso deixar de destacar a novel caseta da Coudelaria "Oliveira Martins" que por ser prenhe de naturalidade, humanismo e amizade, acabou por se tornar visita obrigatória de todos os amantes do cavalo e da tauromaquia que se deslocaram á feira de S. Martinho, sem ser preciso andar a arrebanhar gente para ter sempre casa cheia.

A caseta da Coudelaria "Ortigão Costa " foi como sempre um MUST...

A casa do Manecas Jorge (Manuel Jorge de Nave de Haver), da familia Gomes (David Gomes), dos irmãos Carreira e do João Anao /Antonio Aleixo trouxeram-me á memória a Golegã de antigamente, onde havia sempre lugar prós amigos e prós amigos dos amigos.

Num jantar em casa do Anao/Aleixo participei numa conversa distendida sobre as equitações Boucheriana, doma Vaquera, Alemã e Gineta, em que ninguém pretendeu impor o seu ponto de vista, mas tao só enriquecer-se culturalmente...

O meu Neto Manel com 6 anos foi pela primeira vez á feira e gostou. Andou até á uma da manhã sem sono e sem chatear, comendo presunto aqui, chouriço ali. uma fatia de queijo acolá, mas sem pão julgo eu que foi para não engordar.
Este anos a ele que representa a sua geração passei o testemunho, mas ainda estou esperançado de também o passar a um filho dele..

Jantei um dia com a minha família e amigos num restaurante, e nisso a golega está igual ao que sempre foi, fui mal atendido, a comida era má e foi caro. O costume, tudo uma merda...
Para tomar o pequeno almoço, foi também como de costume outra merda, onde havia café não havia leite, onde havia leite não havia café, onde havia café e leite não havia adoçante, onde havia pão não havia fiambre, onde havia bolos não havia pão...