MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Gala equestre - As imitaçoes sao sempre piores que os originais...

Fui ver a gala, como vi a de Paris e não gostei…

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As imitações são sempre piores que os originais. Faltou a Escola de Viena e começar um espectáculo clássico seja ele de que tipo for, com 21 minutos de atraso em relação á hora anunciada é de mau tom, ainda por cima sem dar justificações ao público pagante, tal como anunciar 15 minutos de intervalo que se transformaram em 20…
 A gala começou  com a fanfarra da guarda Republicana, o que não achei muito a propósito, mas isso dou de barato atendendo a que houve coisas muito piores.
 Estranhei, ou se calhar nem tanto, que não houvesse uma referencia ao Sr. Dr. Guilherme Borba, ao Sr. D. José Ataíde e ao Dr. Filipe Graciosa. A Escola tem tantas décadas de História que foram ignoradas, parecendo assim ter sido criada só há 6 ou 7 anos...

Quanto ás montadas dos nossos cavaleiros, reconheci pelo menos 5 do tempo do Dr. Filipe além dos dez que ficaram nas cocheiras o que perfaz 15...

Gostei sinceramente do Carrocel com que a nossa Escola terminou a série de números apresentados, ainda que os nossos cavaleiros estivessem muito melhor no esboço de garupa ao muro, do que no esboço da cara ao muro...

Escola De Sauour, inspirada em três cavaleiros notáveis, La Gueriniére, François Baucher e por último James Fillis, tem por base ensinar os cavalos antes de tudo a procurar a pureza dos andamentos, no passo no trote e no galope, com harmonia, relaxados, com cadência e numa atitude correcta, reflectiu "Le cadre Noir" na sua exibição este conceito base.
A escola Andaluza brilhou na espectacularidade, componente artística que sempre exploraram desde a sua fundação disfarçando imperfeiçoes ..
A nossa Escola que trabalhou ao longo de décadas com base no perfecionismo, deu em quase tudo uma imagem tosca do classico que veio a melhorar até á saída dr Senor Dr. Filipe Graciosa.

Sempre que nos números apresentados apareceram as outras escolas, notava-se á  vista desarmada a falta de cadencia regular e nos ares altos, tanto á mão como montados, por exemplo, em nenhuma Cabriola os cavalos estiveram paralelos ao chão, deste quadro salvou-se a Pousada...


Nas rédeas longas mais pareceram artistas circenses, por tao longe estarem do classicismo...

Mais não digo por pena, como por exemplo não percebi a razão porque foi dada aos Espanhóis o protagonismo de apresentarem as rédeas longas a solo...


A presença de D. Alvaro Domecq Romero, foi a prova provada que os Espanhóis honram a sua História...


A volta de hora com que terminou o espectáculo,fez-me lembrar umas cavalhadas populares..

"Quo Vadis" Escola Nacional de arte equestre..

A aceitação popular da dita gala, levou-me ao Nacional porreirismo com que se aplaude cada um dos jogadores da seleção antes dum jogo, sem que nada tenham feito...