MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Dia de S. Martinho vivido por Margarida Comprido...

Carta de agradecimento... uma espécie de crónica sobre o dia de S. Martinho na Golegã . Para mim foi importante colocar por escrito o que estava a sentir...

Resultado de imagem para golegã


Queridos Avós: 
Vergelina e José Comprido, sinto uma enorme gratidão por todos os valores que me transmitiram e vivências que me proporcionaram ...
Sim hoje cumprimos a tradição e fomos comemorar o dia de S. Martinho a Golegã, que saudades do sentido de identidade  desta feira ,em que todos os apaixonados pelos cavalos se encontravam num momento único de convívio, entre as provas da água pé e o bom petisco, surgiam  animadas discussões sobre o vosso tema preferido e o verdadeiro rei desta feira, o cavalo.
Actualmente ,a paixão foi substituída pela economia e o convívio diurno de tertúlia equestre pela diversão noturna com um forte cariz social ,em que o mundo do cavalo é apenas um cenário de diversão.
Hoje assisti a uma tarde do dia de S. Martinho muito fraco de identidade, apenas algumas coudelarias souberam honrar com dignidade a data que se assinala e alguns (muito poucos) cavaleiros vestiram o traje a portuguesa e desfilaram com aficion, bem hajam.
Numa semana de chuva por vezes intensa, o verão de S. Martinho até deu um ar da sua graça...e porque até  de forma inesperada, participei numa pequena discussão sobre o que era e é a essência do nosso cavalo Lusitano, sinto uma enorme gratidão por ter tido o privilégio de ser vossa neta.
Estão sempre no meu coração e na minha alma!

Margarida Comprido Afonso
11 de Novembro de 2019