MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Ó Pacheco Pereira olha prò EÇA...


A mim que sou um empedernido Queirosiano, foi-me sugerido pela minha amiga  Isabel Margarida Coelho que relê-se do livro "Os Maias" o trecho que transcreverei de seguida e comentarei no Fim :

Resultado de imagem para os maiasResultado de imagem para pacheco pereira

“ - O verdadeiro patriotismo, talvez – disse ele – seria, em lugar de corridas, fazer uma boa tourada.
Dâmaso levou as mãos à cabeça. Uma tourada! Então o Sr. Afonso da Maia, um inglês!...
- Um simples beirão, Sr. Salcede, um simples beirão
e que faz gosto nisso; se habitei Inglaterra é que o meu rei, que era então me pôs fora do meu país... Pois é verdade, tenho esse fraco português, prefiro toiros. Cada raça possui o seu sport próprio, e o nosso é o toiro: o toiro com muito sol, ar de dia santo, água fresca e foguetes... Mas sabe o Sr. Salcede qual a vantagem da tourada? É ser uma grande escola de força, de coragem e de destreza... Em Portugal não há instituição que tenha importância igual à tourada de curiosos. E acredite uma coisa: é que se nesta triste geração moderna ainda há em Lisboa uns rapazes com um certo músculo, a espinha direita, e capazes de dar um bom soco, deve-se isso ao toiro e à tourada de curiosos...
O marquês entusiasmadíssimo bateu palmas. Aquilo é que era falar! Aquilo é que era dar a filosofia do toiro! Está claro que a tourada era uma grande educação física
E ainda havia uns imbecis que falavam em acabar com os toiros! Oh! Estúpidos, acabais então com a coragem portuguesa!...
(…)
- Tirem a tourada, e não ficam senão badamecos derramados da espinha, a melarem-se pelo Chiado!
(…)

-
O quê, o toiro? Está claro! O toiro devia ser neste país como o ensino é lá fora: gratuíto e obrigatório.


Penitencio-me por ter sido leitor assiduo do Dr. Pacheco Pereira , embora o achasse sempre seboso com ar de porco. Tem cara de quem tem as unhas sujas e cheira mal da boca e dos pés.
Depois de ouvir dele o paralelismo entre as touradas e a violencia doméstica, pensei : O gajo ou está Chacha ou é um oportunista que ao ver fujir-lhe a visibilidade encostou-se á esquerda caviar, até porque a outra esquerda, a autentica, nao lhe dá guarida, conhecendo-o como o conhece, como um saltapocinhas ideológico..
Dirá o taralhoco P. Pereira : "O Eça está desactualizado". Respondo eu : " Uma das principais caracteristicas do Eça é ser sempre actual.

PP o Pacheco Pereira, ele é que nunca esteve actual porque andou sempre ao sabor de caprichos ou de exibicionismoos intelectualoides.

Andei enganado, PP Pacheco Perreira, está chacha, é parolo e agora tem ainda complexos de várias naturezas e até de esquerdóide... meteu-se com os aficionados agora tem que gramar. Á cautela porque sou bonzinho, mandei-lhe dois tubos de vaselina......