O Partido Renovador Democrático (PRD) foi um partido portugues criado em 1985, sob o patrocínio tácito do General Eanes, que era na época o Presidente da Republica. Eanes escolheu como testa de ferro (Presidente desse partido) o Sr. Eng. Herminio Martinho e propos-se a "moralizar a vida política nacional".
Aproveitando os efeitos demolidores da política de austeridade posta em prática pelo governo PS–PSD (1983-1985), o PRD veio a ser o grande beneficiário da dissolução parlamentar de 1985, decidida pelo próprio general Eanes no termo do seu segundo mandato. Conseguiu obter uma votação muito próxima da dos socialistas e em termos parlamentares chegou a ser o terceiro maior partido - uma força política decisiva para a manutenção no poder do governo minoritário de Cavaco Silva.
1985 - 3º - 45 Deputados - H. Martinho
1987 - Já com Eanes como Presidente do partido - 7 Deputados
1991 - Com P. Canavarro como presidente - 0 Deputados
1986 - o PRD apoiou Zenha para pres. da Republica que ficou em 3º lugar.
No principio do partido cabia toda a gente, da extrema direita à esquerda, dos oportunistas aos falhados e dos bem intencionados aos ressabiados, mas o pior é que tirando o populismo não havia doutrina que sustentasse uma ideologia que não existia,
Em Espanha o VOX é de direita… sabe-se o que é...
Perante o exposto, tirem os leitores as conclusões que acharem por bem...