MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Há vida para além do Futebol !!!.

É preciso elevação para vencedores e vencidos




No respeito pelos vencidos está a nobreza dos vencedores, e o inverso também é totalmente verdadeiro.
Em toda a disputa desportiva, a máxima "o importante é competir", deve prevalecer entre rivais mesmo depois de se conhecer o vencedor.

Vivemos numa época em que meio mundo quer humilhar o outro meio, na politica, no trabalho, nos estudos, no desporto e até nas artes. Já não basta vencer afirmando-se melhor, hoje em dia é quase sempre fundamental humilhar os vencidos, e em consequência raramente se dá o devido valor aos vencedores das contendas, porque estes perdem no jogo da humildade e na postura nobre.

O triste espectáculo dado pela maioria de dirigentes e adeptos da bola redonda, ao longo das últimas semanas, ultrapassou o limite do razoável, mas o que me preocupa são os reflexos que estas posturas têm na FESTA, onde já se vê forcados a desdenhar sarcásticamente de outros grupos que estão mal, e Fans de toureiros a tomarem a mesma atitude perante os rivais que estão mal.

A sociedade moderna,. onde muitos vivem amargurados devido ás frustrações profissionais e amorosas, deu origem a um tipo de gente mal formada, que aproveita as facetas lúdicas da vida, para descarregar os ódios que nascem das invejas.  Hoje convive-se pouco e mesmo esse pouco, muitas vezes não é feito de forma salutar.

Politícamente, a direita odeia a esquerda e a esquerda odeia a direita, e vivem insultando-se sem procurar verdades, porque nãõ há tempo, nem cultura nem lugares para se discutir, no café há barulho e em casa mergulha-se na televisão e no computador.

É triste mas é verdade, as vitórias da bola, ou dos toureiros, ou grupos de forcados do agrado de cada um, são vividas como se não houvesse amanhã, porque representam ainda que na sua pequenez, uma ponta de orgulho numa vida triste...