MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Pregão - Feira de Azambuja...

Pregão:

Resultado de imagem para azambuja

Antes de existirem os meios publicitários actuais, fazia-se a propaganda das festas e feiras, com anuncio publico e por voz, chamando a população das terras onde decorriam estas actividades, bem como das populações circundantes para que assim ficassem informadas.

Vamos simular o que seria o PREGÂO da centenária Feira de AZAMBUJA 2016...

O nome AZAMBUJA, uns dizem ser de origem romana e outros de origem Árabes, já que para os Árabes “Azambuja” quer dizer “Olival Bravo”.
Mas o que de positivo se conhece, é que foi doado por D. Afonso Henrique, o primeiro rei de Portugal, no ano de 1200, após a conquista de Lisboa ao D. Childes Rolim, o primeiro fundador da vila onde deu origem a família Azambuja.

A Feira de Maio surgiu em consequência do protagonismo que o cavalo adquiriu nos últimos anos do século XIX, símbolo de uma nobreza de raça que se impunha oficialmente preservar.
Sabe-se que data anterior a 1896, devido a existirem no Concelho de Azambuja algumas das melhores coudelarias a nível nacional, mas que já havia em Azambuja a tradição de uma Feira de gado cavalar para o exército, embora os seus moldes organizativos não sejam muito esclarecedores, sendo-lhe atribuída a designação de Feira de Gado e Remonta.

Este ano a Feira vai ser assim:



de 26 a 30 de maio
A Centenária FEIRA DE MAIO – a mais castiça das Festas Ribatejanas – está de regresso à Vila de Azambuja, entre 26 e 30 de maio de 2016.
O Ribatejo no seu melhor, em cinco dias de muito convívio, festa brava e afición!
A festa arranca em força na quinta-feira (26), dia dedicado às Tertúlias. Depois de uma animada vacada, pelas 10h30, à uma da tarde o Jardim Urbano da vila enche-se de juventude e alegria com o almoço convívio das Tertúlias. Às quatro da tarde, as já ornamentadas ruas de Azambuja ganham ainda mais cor e vida com o desfile de largas dezenas de membros das tertúlias, envergando as camisolas que as identificam e os seus lenços bem garridos.
A inauguração oficial da feira está marcada para as 17 horas, na Praça do Município. À cerimónia, juntam-se campinos, a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e o cortejo tertuliano. Segue-se a abertura, no Campo da Feira, do pavilhão do Artesanato e das Atividades Económicas e da “Praça das Freguesias” que volta a concentrar atenções ao longo dos 5 dias da Feira de Maio. Esta praça assume-se como o grande palco da ótima gastronomia regional e da animação, com toda a riqueza cultural de cada uma das sete Freguesias do Concelho de Azambuja. As tasquinhas estarão a cargo de diversas associações e instituições de solidariedade, e de sexta-feira a segunda-feira estarão abertas entre o meio-dia e as 24 horas. As coletividades desportivas e recreativas garantem a animação das noites desfilando pelo palco as suas artes.
A primeira entrada de toiros pelas ruas da vila acontece às 19h00. À meia-noite, todos os caminhos vão dar ao Jardim Urbano, para um espetáculo de Los Romeros & Big Band, com a participação de Las Hermosas do Club Azambujense. Este dia encerra com a “Mesa da Tortura - prova de resistência e bravura” na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.
A sexta-feira continua a constituir um dos maiores cartazes da Feira de Maio, com a Noite da Sardinha Assada. Tudo começa às 21h00, com o cortejo de campinos com o gado pelas ruas da Vila à luz de archotes, seguido da habitual largada de toiros. A partir da meia-noite acontece a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho nos Largos do Rossio, da Fonte de Santo António, de Palmela, dos Pescadores e também na Praça do Município. Na noite mais animada não faltarão o fado vadio, a música itinerante e vários arraiais até ao romper do dia. Às 02h30 da madrugada, animação popular ao rubro com a Banda Hi-Fi no Jardim Urbano.
Sábado é o Dia do Cavalo. Encontro marcado na Várzea do Valverde, onde a partir das 15 horas os campinos mostram todas as suas capacidades nas provas de campo, com a condução de Jogos de Cabrestos, Condução de Cabresto e Prova de Perícia. Antes, pelas 14 horas decorrerá o IV Troféu “Dr. Luís Ortigão Costa” - Admissão a Concurso de Modelo e Andamentos, Classe Éguas Afilhadas – Puro Sangue Lusitano. A largada de toiros do dia acontece às 18h30 e a grande atração musical – Mickael Carreira, atuará junto à Escola Básica Boavida Canada, quando for meia noite. Às 02h30, nova sessão de “Mesa da Tortura”, na praça de toiros.
Na manhã de domingo, Dia do Campino, vive-se o momento mais solene, a tradicional Homenagem ao Campino, na Praça do Município, pelas 09h30. Todos os campinos vêem o seu valor reconhecido na figura de um dos campinos que dedica a sua vida aos cavalos e aos toiros e há mais anos colabora na Feira de Maio. Este ano, o homenageado será o Campino António Joaquim Martins Feitor, conhecido por “António Foguete”. Destaque, igualmente no domingo, para a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas 17h00, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. Este ano, o cartel é composto pelos cavaleiros Luís Rouxinol, Tito Semedo e Sónia Matias, e pelos forcados amadores de Cascais, de Redondo e de Azambuja.
Na última manhã da feira, segunda 30 de maio, o Dia da Criança comemora-se com “Feira na Vila”. As crianças do 1º ciclo do Ensino Básico visitam tertúlias e participam em variadas atividades culturais e recreativas. Às cinco da tarde, antes da última “espera”, procede-se à entrega de prémios às melhores ornamentações de largos, janelas ou fachadas, e montras, na Praça do Município. A última oportunidade para apreciar os toiros nas ruas começa a partir das 18h30. O espetáculo de fogo-de-artifício encerrará mais uma edição da Feira de Maio, pelas 24h00.
Por fim, recapitulando as largadas de toiros, diárias, que constituem um dos principais ingredientes da festa: quinta-feira, às 19h00; sexta-feira, a grande noturna, às 22h00; sábado, às 18h30; domingo, às 10h30; e a última, segunda-feira, às 18h30.
De 26 a 30 de Maio de 2016, FEIRA DE MAIO DE AZAMBUJA, a Feira Mais Castiça do Ribatejo!