MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 3 de maio de 2012


DA  Comissão  Executiva do Monumento ao Forcado  recebemos o texto que se segue:

"Vários aficionados mostraram interesse em conhecer o texto apresentado á Comissão Nacional da Unesco. Pedindo desculpa do lapso, ele aqui está. A quem nos telefonou, obrigado pelo interêsse demonstradoelefonemas recebidos de aficionados
 "

                                                                                                           Lisboa,  02 de Maio de 2012

"À  C O M I S S Ã O  N A C I O N A L  D A  U N E S C O

A "PEGA", O FORCADO -PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE

Excelentíssimos   Senhores

 “A “PEGA” de toiros, o FORCADO, é uma forma de expressão popular tradicional de Portugal. Prática com características ímpares, notável simbolismo rácico e identificadora de uma nacionalidade.

Implantada de modo consistente, desde o século XVI, e transmitida de geração em geração, é muito apreciada pela maioria do Povo Português, sendo referência imprescindível do nosso inventário tauromáquico.

Prática que a comunidade lusa reconhece como sendo parte integrante do seu Património Cultural, preservado por respeito à sua ancestralidade e às futuras gerações.

Pelo exposto julgamos reunir a "PEGA", o FORCADO, as condições exigidas para que, ao abrigo da CONVENÇÃO PARA SALVAGUARDA O PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL  aprovada em outubro de 2003, lhe seja atribuído o título desejado.

Esperançados em que Vossas Excelências, considerem justa a nossa pretensão, aguardamos expectantes que a "PEGA", o FORCADO, seja considerado PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE,



Respeitosamente



Pela Comissão Executiva do Monumento ao Forcado





Carlos Patrício Álvares"