MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 7 de maio de 2012







Rescaldo da corrida de Tolosa quanto a cavaleiros

1º - è de realçar o numero de cavalos novos que Joaquim Bastinhas apresentou nesse dia, tendo ainda em atenção que aqueles em que toureou o seu amigo Venezuelano também são seus. Desde os tempos do Piropo, Xeque-mat; Palmela, Dragão, Palavas, Trinco etc. que não o via tão bem montado.
Assim é outra coisa...

2º - João Moura Caetano surpreendeu, não pelos desempenhos do "Temperamento" e  do "Xispa" que com classe, temple e valor, bordaram o toureio, mas sim com a adaptação do "Aramis" a cavalo de saída (nunca pensei que fosse possivel) que aglutina ao valor de receber o toiro de longe, uma transmissão ao público rara.
Pode-se dizer neste momento, que João Moura Caetano quanto a cavalos, sofre de fartura...




3º - João Maria Branco esteve um senhor toureiro. Com um toureio pensado, sem alardes e precipitações, toureou com verdade e emoção dentro da linha de concepção clássica do que é tourear a cavalo.
Os cavalos mais antigos estiveram enormes, e o novo cavalo de saída pode ser muito bom...
Óptimas perspectivas para a temporada.




4º - Ao jovem Miguel Tavares aconteceu um precalço que o desestabilizou em parte. O facto de involuntáriamente lhe ter sido trocado o toiro nos curros, vindo o cavaleiro a verificar o acontecido já com o touro na praça, influenciou a sua actuação.
Já o tinhamos visto outras vezes bem melhor e reconhecemos-lhe valor para andar para diante...