MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 4 de novembro de 2018

Fui á apresentação do livro: "Arte - Metáfora da vida"...

Partindo do principio de que "A arte é uma metáfora da vida" chegamos facilmente á revelação do ser humano e o seu lugar no mundo..

Resultado de imagem para arte metáfora da vida

A minha amiga Elsa Ramalho que dedicou muito da sua vida á pintura e á educação, fez a apresentação do seu livro "A arte metáfora da vida" na "casa da escrita " em Coimbra, e eu estive presente.

Como sabem, metáfora é uma figura de linguagem, um recurso semântico, que serve para melhorar a expressividade de um texto literário.  Como tal pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. 

Goste-se ou não, a filosofía de vida que rodeia o mundo da tauromaquia, forma parte da idiossincrasia dos aficionados, como pertence da sociedade em que vivemos, sabendo como se sabe que idiossincrasia é uma caracteristíca peculiar do temperamento ou do comportamento de uma pessoa ou dum grupo.

A autora que tem vários quadros de temática taurina, faz como que,  a sua autobiografia baseada na sua vivência com a arte. Referindo-se a pintores que a influenciaram, citou Julio Pomar que conheceu bem e Picasso do qual conhece a obra e a história. Da vida de Picasso há que recordar o primeiro quadro que pintou a óleo com oito anos "O TOUREIRO", quadro do qual nunca se desfez.


Resultado de imagem para quadro o toureiro picassoO toureio - P. Picasso


Se a arte é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções, ela pode estar representada de diversas maneiras, através da pintura plástica, escultura, cinema, teatro, tauromaquia, dança, música, arquitetura, dentre outros. Todas as artes são o reflexo da cultura e da história da vida do artista, considerando os valores estéticos da beleza, do equilíbrio e da harmonia.


Desde a pré-história, na pintura rupestre, se verifica a necessidade do homem representar a realidade sob a sua perspectiva e percepção. 

 Cada expressão artística possui significado único e diferente.

Quem nega que toureio é arte, não sabe o que é arte e muito menos entende que a arte seja metáfora da vida…