MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 25 de abril de 2020

5º Conto (2º Capitulo) Campanha eleitoral...

O movimento cívico "Gente nova da terra por uma Vila Velha Nova" apresenta uma enorme e surpreendente dinâmica" 



O dr. Rui, além de esperto, inteligente e com grande capacidade de trabalho, tem mostrado em cada dia que passa uma habilidade enorme para a coisa política, começando pela originalidade de não querer fotos de ninguém nos cartazes, panfletos e autocolantes.
Despiu as roupas de marca e passou a apresentar-se de calças de ganga, camisa de quadrados discreta, polar verde seco, um casaco de oleado ensebado e botas de elástico com sola de borracha.
Ele, que sempre cumprimentara toda a gente, continuou a fazer o mesmo mas de forma mais exuberante, tratando pelos nomes os que conhecia bem e distribuindo beijos a esmo a tudo quanto eram velhas e criancinhas.
Pediu ao Larilas que o informasse sempre que houvesse um funeral e lá ia ele de forma discreta, naturalmente sem fato e gravata.
Numa reunião com o núcleo duro, deu a entender que era importante irem ao domingo à missa.
Foi com o Larilas à feira da vila - Os 20 de Vila Velha - e à da freguesia de Berrendos - Os 27 de Berrendos - levando sempre consigo o Rúben ( pela popularidade deste) e mais um ou dois do grupo. Aí comprou cebolas, alhos, meias e quando viu o Rúben a negociar um porco meão para engordar e matar no Natal, disse-lhe se mo engordares, eu pago o que tu disseres, também compro um e comprou sem discutir preço.
Atrás da comitiva, a uma certa distância, vinha um grupo de rapazes e raparigas arregimentado pelo Larilas, a distribuir panfletos e autocolantes.
Logo na primeira reunião, pediu ao Larilas que escolhesse várias hipóteses de um hino para a campanha.
O Larilas no dia seguinte apresentou os exemplos que se seguem : 



O dr Rui analisou e escolheu " Somos filhos da madrugada", achando os outros demasiado ridículos, além de que à letra original do " Somos filhos da madrugada"  bastava adaptar pouca coisa, que na essencia tinha mensagem forte. 

O pai do dr. alugou para ele viver uma vivenda mobilada dum emigrante quase em frente à loja e casa onde vivia. No fim da semana, já a médica tinha, devidamente formalizada, a transferência para Vila Velha. No domingo já foram juntos à missa com os filhos.
Tudo o que era trabalho menos limpo e necessitasse habilidade e descaramento foi entregue ao Rúben, negociar trabalhos tipográficos, pequenas chantagens, aluguer das aparelhagens, convidar o pai do Tatonas, etc. Um dia o dr. disse ao Rúben que precisava de falar com o pai deste, o António José Chicharro, respondendo o Rúben que àquela hora o pai estaria com certeza a jogar uma suecada na tasca da "Bufa Sapateira". O dr. pensando rapidamente disse, vamos lá ter com ele e tu depois de eu lhe dar o recado que tenho para ele, sugeres alto e bom som que ele me convide para uma cartada. Chegados à taberna, a Deolinda (Bufa Sapateira) com ar de espanto disse : Olha o Ruizito, acrescentando dr. Rui, como eu me lembro de si quando aqui vinha comprar rebuçados e jogar matrecos… O dr. abriu os braços para ela perguntando : “Ti Deolinda, posso dar-lhe um beijo? “e vá de beijar a velha. Falou com o Chicharro o que tinha a falar e no fim o Rúben cumpriu o combinado, sugerindo que convidassem o dr. para jogar uma partida. Convite feito, convite aceite. Ocupando o lugar do Chicharro, sentou-se, fez par com o que estava de parelha com o pai do Rúben e deu-se início a uma cruz de 4 bolas, adiantando ele que quem perdesse pagava a rodada.Entretanto, segredou ao Rúben que mesmo que ele ganhasse o Rúben se antecipava e pagava por ele. Ganhou e o Rúben cumpriu a missão.
Há que salientar um aspecto importante. O dr. Rui só tratava por tu quem sempre assim tratara.
As semanas passavam e o movimento cívico seguia imparável, o Rúben ia aliciando gente de outros partidos com promessas veladas, acima de tudo alguns descontentes que tinham sido banidos das listas dos partidos, incluindo o do poder, para as eleições que se iam realizar. O dr. cada dia almoçava num sitio diferente, correndo desde o melhor "Nova Aurora" à tasca mais humilde, o "Tarde Piaste"...
No segundo domingo já comungou, bem como a mulher, e à medida que as semanas passavam só o Rúben não comungava, enquanto o eng. Bernardo sempre o fizera.
De fundo de maneio já havia 30 mil euros. O pai do dr. fazia campanha à sua maneira, dizendo que o filho se candidatava por amor à terra, porque em Lisboa já era quase ministro. 



A médica fazia os domicílios urgentes e não urgentes, media a tensão a toda a gente, passava baterias de análises, mesmo perante uma simples gripe, e chegava todos os dias a casa com o carro carregado de batatas, ovos, hortaliças, galinhas, patos, coelhos, chouriças e queijos.
Os partidos de esquerda abandonaram a luta, o trauliteiro nem concorreu e os de direita apareciam já em público como que admitindo a derrota. Nos últimos dias, os carros da propaganda, ao som dos filhos da nação gritavam " Gente nova da terra por uma Vila Velha nova... 

No penúltimo dia de campanha, a euforia estava instalada e foi então que o dr. Rui terminou a reunião dizendo” tenho pena que o Tatonas não esteja aqui connosco”, ao que o Rúben respondeu : PUTA QUE PARIU O TATONAS..