MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 26 de abril de 2020

5º conto 3º capitulo- Estrondosa vitória...

O Movimento " Gente Nova da Terra Para Uma Vila Velha Nova "venceu as eleições com 87 por cento dos votos.
Uma retumbante vitória para a hIstória…


O largo da vila encheu-se de gente. As ruas eram como afluentes que convergiam para o mesmo lago, elevando, pelo número de pessoas, o nível das águas. Uns levavam garrafões de vinho, outros grades de cerveja, o pai do dr. Rui mandou comprar tudo quanto havia na vila de espumantes, espumosos e copos de plástico, o Rúben já tinha em casa, de prevenção, foguetes de todo o tipo, com grande incidência nos morteiros, e até 14 foguetes de luzes. O gaiteiro da Atalaia ( quase em todos os distritos há uma terra com esse nome) apareceu espontaneamente a tocar êxitos do "Quim Barreiros". Os foguetes, as aparelhagens sonoras da campanha, o gaiteiro, as garrafas de espumante e espumoso a abrir e o ruído do povão a falar criaram um ambiente ensurdecedor e uma explosão de alegria indiscritível. O Rúben, sempre incansável, com um martelo na mão e uma caixa de pregos de solho na outra, dava ordens ao electricista para montar a aparelhagem enquanto ele ia improvisando um palco.



Já havia aqui e ali elementos dos partidos vencidos a tentarem apanhar o comboio da vitória, felicitando os vencedores e acrescentando frases do tipo “eu vi logo que vocês ganhavam, o povo estava farto do mesmo gajo, que nem é de cá e do mesmo partido. Ainda quis desistir, mas já era tarde, no entanto estou disponível para ajudar no que for preciso”.
O sr. Costa, pai do dr. Rui não conseguia falar… só chorava.
Eis que chega o grande momento. Em cima do reboque de um tractor está o núcleo duro. Ao centro está o dr. Rui com a mulher à esquerda e o eng. Bernardo à direita, secundado pelo Chicharro, ao lado da sua mulher está o padre Alberto e junto a este o director do centro de saúde, distribuindo-se os outros, incluindo os outros presidentes de Junta de Freguesia eleitos, de forma aleatória.
Começa o dr. Rui, depois do silêncio possível:
Caros conterrâneos, sim, porque eu nasci e cresci nesta nossa terra ( palmas ensurdecedoras e gritos em uníssono de Viva o Movimento).
Para vencer, não foi preciso atacar os adversários nem fazer promessas, bastou-nos afirmar que tentaríamos fazer mais e melhor.
Quero fazer dois agradecimentos especiais ao Rúben e ao Manuel José Marques (Larilas), pelo excelente trabalho desenvolvido durante a campanha.
Quero também, com vossa licença, dedicar esta vitória à minha mulher e ao meu pai ( selando em público a dedicatória pública à mulher com um beijo piroso, enquanto o pai, no meio dos amigos, continua a chorar, desta vez mais copiosamente).
Não me vou alongar, porque o que todos queremos hoje é festa. Só quero afirmar aqui, neste momento, solenemente, que tudo faremos para não vos desiludir.
Viva o nosso movimento
Viva Vila Velha
Viva a Santa da Gaiola
Viva Portugal 


No meio das palmas e dos vivas acontece um reboliço. A mãe do dr. Rui desmaia... dá-lhe uma coisa. O dr. Arcílio e a mulher do dr. Rui saltam imediatamente do reboque, vão para a lado da senhora, nisto chega a ambulância, para a qual levam a senhora, já de olhos abertos, e sobem os dois médicos, seguindo os três para o hospital local da Misericórdia. Depois da bateria de exames possível num hospital de província, os médicos concluem que tudo não passara de uma baixa de tensão. Neste momento, encontrando-se já no hospital, o dr. Rui e o pai, que continua a chorar, recebem a boa nova, o que faz o sr. Costa acelerar o seu pranto para uma fase convulsiva.
No largo continua a festa rija e esta mais animada fica quando anunciam pelo altifalante que a d.ª Isabel, mãe do nosso presidente, se encontra já completamente restabelecida.
Os comentários durante a noite são de vária índole, começando por um grupo de rapazes que disserta sobre os atributos da mulher do dr. Rui, seguindo a pedrada de um deles que tinha dito que “a mulher do presidente é bem boa ..." 


Quando o Rúben, já noite alta, vai para casa descansar, de um grupo de bêbados surge a pergunta “ então Rúben, que é feito do Tatonas ?”. Ao que o Rúben responde: “PUTA QUE PARIU O TATONAS..”-