MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 5 de abril de 2020

O Rugby e a vida - Padre V. Pinto de Magalháes..

Com a devida vénia publico estas palavras notáveis dum padre Jesuita, antigo jogador de Rugby

 60 principais ilustrações de stock, clip art, desenhos animados e ...

Testemunho Padre Vasco Pinto Magalhães, " Chano" prá malta do seu tempo do rugby...

Vasco Pinto de Magalhães – Wikipédia, a enciclopédia livre

Quando vi a fotografia da nossa equipa dos anos 60, as memórias saltaram da gaveta. Tive saudades e lembrei-me de cada um. Pus-me a rever os nomes, a lembrar histórias, a sentir aquela força do espirito de equipa e dos jogos jogados até ao fim. Pensei que a foto estaria mais completa se de um lado estivesse o Serafim Marques e do outro o meu pai. Naquela altura eu era o Xano, o médio de formação. Agora sou o Padre Vasco e continuo com a alegria de passar bolas que levem ao ensaio. As bolas, agora, são outras: é preciso lançar e passar aos outros a fé, a paz e os valores que vou sacando das “mêlées” desta vida.
Comecei a jogar oficialmente em 1959. Então só havia o escalão sénior. E despedi-me da equipa para sair de Lisboa e começar a minha formação para padre jesuíta no final da época de 65. Ainda guardo a bola desse último jogo contra a Agronomia! As bolas eram de coiro, mais pesadas… sobretudo quando se jogava em “campos pelados” e com chuva! Era fantástico.
Tenho agora 78 anos. O Rugby acompanhou-me sempre, como uma metáfora da vida, como escola de valores e modo de encarar a vida de frente e para a frente, solidária nos sucessos como nas dores da luta, quando se ganha e quando se perde.
Lembro-me de muito miúdo, talvez com menos de 10 anos, já ir ver os jogos e os treinos com o meu pai. Nesse tempo ele treinador do Sporting. Foi muito depois que ele teve a oportunidade de dar vida ao CDUL e levar por diante a construção do Estádio Universitário. Era um entusiasta que educava: animava e exigia.
Há umas quantas coisas básicas que aprendi no Rugby e aplico à vida. O Rugby é um jogo de ataque e um jogo de equipa. É preciso saber defender, mas não jogar à defesa. O individualismo e culto de estrelato destroem a equipa e o próprio desporto. Outras duas coisas são fundamentais e precisam de ser treinadas todos os dias: passar bola e placar. Ver sempre a quem passar, e bem… Procurar estar sempre em posição de poder receber. Placar é também uma arte: saber meter a cabeça de lado certo e tão baixo quanto possível, é um segredo de eficácia e de superação dos medos. Por fim, tal como na vida, a mentira e a violência não compensam; por mais teatro que se faça e se ganhe dinheiro com isso, arruína-se a consciência e a confiança. Último recado: aplaudir o adversário… e, quanto possível, ir tranquilo para a 3ª parte.
Vasco Pinto Magalhães,