MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Gazeta S. G...- 1º conto...

Os 7 em Vila Velha na Páscoa de 2019






Na quinta feira da páscoa chegaram á vila os Lisboetas Dr. Rui e Tatonas. À noite juntaram-se com os restantes 5 amigos da terra no "café Central" e logo alinhavaram as coisas pró tradicional jantar de 6ª feira Santa na adega do menino Bernardo. Como era 6ª feira Santa, não deviam comer carne e tal como nos anos anteriores, a ementa seria : Caras de bacalhau, batata nova, couve Portuguesa e uns ovos, tudo isto cozido segundo um ritual. As caras emparelhavam com as couves na mesma panela para tomarem gosto, os ovos e as batatas iriam gemer noutra panela para melhor se controlar a cozedura de todos os produtos.



Receita de caras de bacalhau cozidas by necasdevaladares - YouTube



O pai do Dr. Rui oferecia as 7 "Caras" e um Kilo de línguas ( a que a rapaziada da terra chama pachachinhas), que encomendou a um fornecedor com a recomendação de que queria as caras das maiores e mais gordas, coisa fina.. Logo que a encomenda chegou baldeou tudo pra dentro dum balde moderno de vindima (em plástico) que encheu de água, encarregando-se o próprio de renovar a água 2 vezes ao dia.


Outras Comidas: Arroz de Línguas de Bacalhau



O Menino Bernardo dava o vinho tinto, que por acaso era uma merda, e umas garrafas de branco velho do tempo do avô que quando não estavam passadas continham um verdadeiro néctar, dava ainda o Azeite do novo e mandava a caseira cozer uma fornada de broa para estar quentinha á hora da janta..

O Eng. Aurélio levava queijos frescos e um super especial da serra.

O Bruno Miguel levava as Bebidas Finas, Wiskhy e Aguardente velha.

O Ruben roubava as couves porque sabia aonde as havia boas e acarretava também umas chouriças feitas pela mãe a quando da matança… que iriam quebrar a abstinência sem ninguém dar por isso.

O Tatonas levavas os dentinhos… E o Larilas levava arroz doce feito pela mãe e uma bavaroise de pera polvilhada de noz feita por ele….

Os amigos começaram a chegar á "Casa de Soromenho" por volta das 7 da tarde, quando a noite aparecia clara mas fria. Á volta da lareira que existia ao fundo da adega já la estava o Ruben a arranjar as couves e a cozer as batatas numa panela, enquanto numa caçarola grande onde antigamente se cozinhava para o pessoal da adiafa, já fervia a água onde iriam sofrer as caras e as couves.



O menino Bernardo, sempre com a Alzira (mulher do caseiro) atrás, montou duas mesas com toalhas brancas de linho antigo, uma com 7 lugares com dois guardanapos por pessoa, sendo um embebido em água morna, e outra onde ficariam em exposição o vinho branco, os digestivos as sobremesas e os aperitivos a que o menino Bernardo teimava em chamar incorrectamente "amuse-bouche". No meio da mesa estavam duas pingadeiras de barro para aparar as espinhas. 
Os outros cinco que se juntaram no Café chegaram juntos e o Aurélio começou por avisar que este ano ía crescer uma cara, porque o Tatonas tinha dado em vegetariano daqueles que consomem ovos e leite, no caminho para o veganismo. Logo o Ruben disse de forma buçal : " Podias também dar em paneleiro… - em cabrao não porque já o és -, que era pró lado pra onde durmo melhor. Vocês os antitaurinos só têm ideias de merda…"

O Larilas dava pulinhos e enrolava as mãos enquanto explicava como fez a bavaroise, nisto uma vez mais o Ruben interveio : Ó maricas de merda corta mas é a broa, as chouriças, os queijos frescos, abre duas garrafas de branco e vai á pipa encher 3 picheiras. O bruno Miguel, por iniciativa própria foi ao telheiro buscar lenha não fosse esta faltar...

Sucederam-se grandiosos elogios aos aperitivos, ás caras, ás couves, ás batatas (Vermelha Desiree, dá menos produção mas são muito mais saborosas), ao vinho, e á bavaroise do Larilas que era uma verdadeira especialidade.



Falaram mal do Governo, do Marcelo, do Ricardo E. Santo, do Sócrates, do Pinto da Costa, do Bruno de Carvalho e do Luís F. Vieira, até que chegaram á tauromaquia. Aí o Tatonas que esteve sempre calado, disse :" A tauromaquia é um não assunto. As touradas são para acabar…" ao que o Ruben pôs-se de pé e já com um grão na asa disse : " Acabar ??? Acabar, acabas já tu meu filho da puta, parto-te já os cornos…" levantaram-se todos para evitar males maiores e enquanti o Dr. rui e o Bruno Miguel seguravam o Ruben que ía insultando o Tatonas com pérolas do género, inútil de merda, drogado de esterco, boi de puta feia, nunca fizeste nada na vida, etc, etc, etc..., o menino Bernardo pedia respeito, o Larilas gritava, que violência, o Aurélio e o Bruno Miguel sorriam e diziam palavras de circunstancia como , foda-se tenham calma enquanto a um canto, o Tatonas cobardemente tremia como varas verdes….