MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 26 de junho de 2011

Antitaurinos no Norte e cento do País


Multiplica-se as corridas nas mais variadas vilas, aldeias e cidades no Norte e centro do País com casas cheias ou quase, sem que anti-taurinos apareçam á porta das praças de toiros a manifestar-se.
Bom augúrio para o futuro, não haja dúvidas…, primeiro porque isso representa uma maior vitalidade da “Festa”, segundo porque aqui vão nascendo muitos novos aficionados.
É evidente que os fundamentalistas “ANTI”, vão encharcando de mensagens as Câmaras e as juntas de freguesia, mas o sentimento Português e a adesão ao espectáculo, tudo diluem.
De negativo mesmo só a falta de senso de quem monta corridas com dois ou três dias de espaçamento ( como o caso de Àgueda e o Loureiro) por caprichos empresariais ou mesmo pessoais, donde se conclui que aqui quem ataca a Festa são alguns taurinos, mesmo aqueles que muito deram á “Festa”. Haja bom senso meus caros senhores!!!
Passado o tempo dos espectáculos inqualificáveis que ofereciam cá para cima, com toiros coxos e cegos, cavaleiros de terceira categoria, e as figuras a experimentarem cavalos novos, veio a dignidade das corridas e o entendimento de que a moeda aqui vale o mesmo que no Ribatejo e Alentejo.
Vamos pôr ordem nisto e deixemo-nos de guerras, por que os Antitaurinos por estas bandas, já eram…

António Sousa