MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 26 de junho de 2011

Capeias Arraianas

No concelho do Sabugal, vai-se realizar em Agosto próximo mais um ciclo de “Capeias Arraianas, onde se pode assistir a uma digníssima manifestação de tauromaquia popular, onde o Toiro é lidado de forma única com o secular forcão.
Freguesias como Aldeia do Bispo, Aldeia da Ponte, Aldeia Velha, Alfaiates, Foios, Forcalhos, Soito e Lageosa, vão mais um ano evidenciar, que o Toiro é circunstância maior das suas festas, favorecendo o regresso às origens de milhares de pessoas espalhadas pelo Mundo.
Tal como se tem observado em anos anteriores, esta Região é cada vez mais exigente nas suas reses bravas, elevando o peso, a bravura e o trapio a condições como que obrigatórias.
Nestas Capeias lidam-se anualmente mais de 100 toiros de prestigiadas ganadarias, como Murteira Grave, Pégoras ou Lampreia.

José Maria Portela