MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 26 de junho de 2011

XXII Semana da Cultura Tauromáquica Festa na sua pura essência


Vila Franca de Xira, outrora conhecida pela “ Sevilha portuguesa” está a ser palco de uma grande jornada cultural de índole tauromáquico. São inúmeras as manifestações tauromáquicas que decorrem até dia 30 de Junho com um panorama vastíssimo e de uma riqueza cultural imensurável.
No salão nobre da Câmara Municipal decorre a exposição de pintura da vila-franquense Ana Maria Malta, com uma trajectória de mais de 300 exposições colectivas e individuais per mite a todos os visitantes um contacto através da pintura com a realidade taurina. No museu do Neo-realismo esta patente uma exposição do sobejamente conhecido Julio Pomar e a tauromaquia.
Atraves das objectivas das câmaras por vezes captam-se momentos únicos. Os  fotógrafos Pedro Batalha e João Silva, expõem os seus trabalhos no Museu Municipal. Na igreja do Mártir Santo está patente uma exposição de Capotes de Passeio, entre eles dos maestros  Mário Coelho, Manuel dos Santos, Cagancho, Juan Belmonte, Rafael  Gaona, Eduardo Oliveira entre outros,
Neste vastíssimo roteiro cultural podemos centrar-nos na rua Dr. Miguel Bombarda 161, onde estão expostas mais de duas dezenas de cabeças de touros pertencentes a Luís Procuna, Ricardo Chibanga , Rui Bento Vasquez, José Simões entre outros.
Os motivos são mais do que suficientes para visitar V.F. de Xira e disfrutar de todo o esplendor cultural.

Marco Gomes