MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 25 de junho de 2011

HOMENAGEM A JOSÉ MESTRE BATISTA REGUENGOS DE MONSARAZ – 12 DE JUNHO DE 2011


No passado dia 12 de Junho, a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz e empresa concessionária da Praça de Touros local, Toiros e Tauromaquia Lda. prestaram justíssima homenagem ao Cavaleiro José Mestre Batista, dando o seu nome à Praça de Touros, passando a denominar-se Praça de Touros José Mestre Batista.

Durante a manhã e antes da corrida de touros de homenagem, realizou-se uma sessão solene nos Paços do Concelho terminando no descerramento da placa na praça de touros, onde ficará para a posteridade o nome desta Figura do Toureio, natural de são Marcos do Campo, concelho de Reguengos de Monsaraz.

Devo realçar que esta não foi a primeira homenagem prestada a José Mestre Batista.
No dia 11 Julho de 2009, numa iniciativa do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, de São Marcos do Campo, Sr. José Tacão, localidade de nascimento de José Mestre Batista, foi homenageado este Cavaleiro Tauromáquico, sendo inaugurada na entrada de São Marcos do Campo uma estátua equestre de significativa proporção, imortalizando o Cavaleiro da terra.
Nessa mesma tarde realizou-se uma corrida de touros, numa praça de touros portátil, também por iniciativa da Junta de Freguesia, homenageando, em boa hora a Figura do Toureio que foi José Mestre Batista.


Évora, 24 de Junho de 2011


João Nunes Patinhas