MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 25 de junho de 2011

A TROIKA E OS TOIROS

Comissão do FMI em Portugal


Crise versus troika são certamente as palavras mais pronunciadas e utilizadas nos últimos tempos, nos mais variados meios de comunicação  no nosso País.
Fazendo uma analogia á politica e no que respeita aos toiros, também se deveria implementar um memorando de acordo, não no sentido de reduzir despesas pois neste caso em concreto o ministério da cultura não poderia reduzi-las , porque a sua participação nesta área ao longo dos tempos foi praticamente nula.
Tiveram o mérito, a ministra da cultura e o seu secretário de estado ( Drª Gabriela Canavilhas e Elisio Summavielle dois nomes para a história da tauromaquia) pelo apoio dado  em termos  pessoais e até em nome do governo, sem  receios,  participando em muitos eventos . Honra lhes seja feita, pela coragem assumida e  pelo apoio que deram á festa , e seria óptimo que não deixassem muitas saudades, o que significaria que estes novos governantes estariam a fazer melhor.
E que tal um memorando de entendimento com todos os agentes responsáveis do mundo da tauromaquia, implementado pelo novo responsável pelo pelouro da cultura - já que não há ministro - com o propósito de  apoiar a festa brava.
Nos próximos artigos iremos abordar algumas das medidas que no nosso entender, esse mesmo memorando devia conter, tratadas com humor, brejeirice e a irreverência que vai caracterizar este blogue, e com o desafiar constante ao  discernimento apropriado, sempre conscientes no papel e no forte contributo na preservação e divulgação da festa e cultura portuguesa aqui e alem fronteiras.

António Costa