MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O exemplo que vem do outro lado do “charco”



Que a pátria dos forcados é em Portugal, não há qualquer dúvida. Aqui vêm “beber” os forcados que proliferam na América.

No caso particular do México, o já falecido Sr. Simão Malta estava longe de imaginar que aquela sua deslocação lá iria ser o início de uma construção de uma verdadeira escola de forcados e de homens.

Mais tarde João Nunes Patinhas, forcado de admirável cartel naquelas terras, cimentou a semente então deixada, e tornou-se para muitos ícone da forcadagem do México. Se duvidas houvesse, a homenagem que lhe foi prestada há uns anos, com uma corrida de touros, presença em lançamento de um livro sobre o forcado, “charlas”, e lembranças que recebeu, dissipavam essas mesmas dúvidas.

Vem tal introdução para dizer que lá não há só valentes forcados, há GRANDES HOMENS, porque quem postou um artigo com a qualidade, só pode ser uma pessoa de elevados valores morais, essa pessoa chama-se José António Vera Garcia (Toño).

Assim, este forcado que abandona as arenas a 26 de Janeiro em Queretaro (9 anos como cabo dos forcados locais), agradece a várias personalidades influentes com uma humildade ímpar. Dessas pessoas inclui-se os seus pais, Rafa, Charro, Carlitos, Enrique Fraga, vitor Castanho, René e muito particularmente, penso que enaltecendo a pátria lusa “a don João Patinhas y Bernardo Salgueiro Patinhas por su amistad, por ser mis mentores, por ayudarme a crecer como cabo y en mi formacion como persona eternamente agradecido se les quere admira”.

Nesta postagem do facebook também um agradecimento ao cabo e forcado João Salvação.

Realmente, os mexicanitos por vezes dão grandes lições…

Marco António Gomes