MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cuidado senhores aficionados...
Este ano vai haver eleições autárquicas...



 

Vou tratar nesta crónica, do tema " A FESTA e as Eleições".
As eleições livres fazem parte integrante do sistema democrático, sistema que tem defeitos, mas que é o melhor que conheço.

Já uma vez escrevi a história do rei que perguntou ao povo, se queriam que fosse solto um tipo que era ladrão e assassino ou um tipo que só fazia o bem e que tinha a mania que era Deus. Perante o exposto, o povo decidiu que fosse solto o ladrão e se matasse Jesus Cristo.

Por este exemplo se pode ver a falibilidade do sistema democrático.

Nas próximas eleições é fundamental que os aficionados e os verdadeiros Portugueses penalizem quem está contran a nossa cultura.

Quando saiu uma ministra e um secretário de estado da Cultura que apoiaram a tauromaquia sem complexos, e não foi eleito nas últimas legislativas um deputado que sabíamos que nos iria defender a sério, perdemos pontos, mas agora pia mais fino... sabendo como se sabe a importância dos autarcas no apoio á "FESTA".
Seria óptimo, por exemplo, que os sucessores do inefável Defensor Moura de Viana do Castelo, fossem penalizados e ridicularizados, como este foi nas presidenciais.

Vamos ver o que nos vai calhar em sorte…

Estou convencido que como é habitual, não vai haver grandes novidades nas campanhas. Vai-se desenterrar de novo o caso dos submarinos - completamente a despropósito -, vai-se dizer cobras e lagartos de Passos Coelho e Cavaco, e a Drª Manuela Ferreira Leite atirar-se-á como uma danada ao Sócrates ( nunca lhe perdoa ter sido derrotada por5 ele), afirmando que nunca teve confiança nele, nem nestes que lá estão agora, sugerindo de novo, suspender a democracia por uns tempos. Esta senhora lembra o tempo antigo, em que as velhas senhoras vaticinavam o fim do Mundo com a chegada do socialismo e com o casamento entre dois homens ou duas mulheres, como diz com toda a graça António Sousa Homem no seu livro “Um promontório em Moledo”, referindo-se a uma tia velha.

Nas próximas eleições joga-se muito do futuro da "FESTA", cuja sua confirmação como património Cultural depende das autarquias.  Há que aproveitar o bom momento actual. A Prótoiro funciona. Algumas guerras diluiram-se, como por exemplo o enterrar do machado de guerra entre o “Farpasblogue” e a empresa do Campo Pequeno (embora eu continue como desde a reinauguração desta praça, independente e sem pretender usufruir de nenhuma das regalias que a empresa disponibiliza á crítica). Não tenho nada de pessoal contra ninguém da administração ou da gerência, antes pelo contrário, mas prefiro estar assim… “livre como el aire, livre como el viento, como las estrellas in el firmamento”.
Foram igualmente resolvidos outros diferendos que envolviam empresas e comunicação social.
A crise foi encarada pelos agentes da "FESTA" com realismo.
O toureio a cavalo está melhor com a evolução de algumas jovens promessas.
Passou a moda dos toiros Espanhois.

Posto isto, é assim imperioso que façamos bom e exclusivo uso do voto, ponderando o que nos prometem e o que nos podem dar, sem equívocos para não sermos enganados ou até mesmo fazermos o ridículo. Ver nos eleitos as suas verdadeiras convicções é primordial, porque muitas vezes estes cegam com protagonismos e vaidades tolas, que os levam a embarcar com minorias barulhentas, só porque sim...

A propósito de vaidade tola vou contar uma história que me contaram há dias para que vejam onde pode levar a vaidade :

Um tipo chegou ao pé de uma vizinha conhecida por ser muito vaidosa e diz-lhe: “ Minha senhora queria informá-la que o seu marido é amante da minha mulher”.
Responde-lhe então a senhora estupidamente vaidosa: “Ai que vergonha para a minha família. O senhor não faz ideia, caramba… ele é tão mau na cama!!! …

Já viram onde pode chegar a vaidade? A vaidade cega!!!

Cuidado com os candidatos Vaidosos...