MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O sol quando nasce é p’ra todos…






Quando decidi com o meu amigo António Costa apresentar o blogue “www-sortesdegaiola.blogspot.com” tivemos como motivação principal, a não concordância com alguns aspectos do mundo do toiro, A Saber:

1º - Havia empresas que nas suas praças proíbiam a publicidade de outras empresas.
2º - Havia toureiros a vetar outros Toureiros.
3º - Havia Grupos de Forc. amadores que vetavam outros grupos de For. Amadores.
4º - Havia empresas a montar corridas só para prejudicar a concorrência.
5º - Havia agentes da “Festa” a hostilizar a imprensa livre quando se sentiam criticados.

Naquela altura o apoio na divulgação ao novo blogue foi quase total, o que nos levou a concluir que, o facto podia ser atribuído á circunstância da imprensa taurina não ter nenhuma associação, porque se esta existisse podia acontecer que uma maçã podre militante, levasse os outros a alinhar em silenciar a noticia, até porque nisto de associações há sempre os que nunca faltam e por isso muito influem.

Não posso deixar de citar um exemplo de dignidade na forma de estar no mundo do toiro, que me foi dada nessa ocasião pelo meu amigo João Pedro Bolota em relação á primeira crónica que escrevi no Blogue, na qual criticava a presença de toiros espanhóis numa corrida de exaltação da aficcion Portuguesa. Disse-me assim em tom bem humorado : “ Oh meu sacana tiveste logo que me escolher a mim para começares a dar porrada…”

Ri-me com a tirada e pensei depois da corrida, que em simultâneo com a crítica devia ter escrito o elogio da coragem do João Pedro ao montar corajosamente essa corrida com preços acessíveis, para que houvesse uma significativa adesão dos aficionados.

São comportamentos destes que tornam os homens distinguidos…

Da mesma maneira que gosto de gente inteira, de cosido á Portuguesa, de vinho do Cartaxo, de mulheres bonitas, de ir a Sevilha e á Camarga, também tenho as minhas embirrações de estimação, como por exemplo, com os poemas sobre a melancolia do Outono e das folhas a cair, tema gasto e regasto que não leio sequer, e isto tendo como tenho uma louca paixão por poesia. Também embirro com os invejosos, com as traições, com os ingratos, com gente de duas caras e com oportunistas.

A simpatia dos meus colegas da imprensa taurina, á escala do meio, surpreendeu-me positivamente.

Suspeito que, se por hipótese apresentasse um blogue tipo mundano e tivesse para o efeito posado nu para as centrais de revistas masculinas, e anunciasse um blogspot chamado tudoaoléu, não reuniria tantos espreitadores. Valha a verdade que com as sucessivas modernizações e aperfeiçoamentos dos costumes ocidentais tudo pode acontecer.

Passado ano e meio verifico que muito melhorou, e é evidente que sei que não foi por nossa influência.

Há mais Sites e Blogues e bons e cada dia vão aparecer mais, para bem da Festa.

Nós pensamos sinceramente que “ O sol quando nasce é p’ra todos”.