MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os pesos dos TOIROS...







Ao ler nas “Praças”, os pesos dos toiros anunciados antes das lides, fico quase sempre com a sensação de que as balanças dos curros não estão afinadas, pecando por excesso.

Esta situação seria melhor disfarçada, se em vez de vir um tipo para o meio da praça com um placard, o peso fosse exposto por cima dos curros, como se faz em Espanha, além de – atendendo á duração das corridas - se poupar 9 minutos (tempo controlado por mim).

Dando de barato os habituais 20 ou 30 quilitos, o público não papa erros de 60, 70 ou mais quilos, quanto mais não seja, por assim não fazer sentido dizer de forma jocosa que, ao peso do toiro se juntou o do maioral.

Meus amigos, a verdade neste caso como em muitos outros, pura e simplesmente não tem graça.

Os 20 ou 30 quilos podem ser justificados asssim:

A --- 1,5 Kg de estrume que os toiros transportam nas patas e que se desprendem no piso de cimento dos curros após a pesagem.

B --- 0,5 Kg de moscas e carraças poisadas e agarradas aos toiros que são pesadas junto com estes.

C --- 1 Kg de pó que se liberta da lombeira dos toiros ao entrar na arena.

D --- 9 Kg de fezes e urina que os animais soltam durante as horas que estão encorralados.

Todo o exposto, prefaz aproximadamente, mais mosca menos mosca, mais fezes menos fezes, mais urina menos urina, o valor de + ou -, 13 quilos, numero que podemos arredondar para os 15Kg.

Se juntarmos a esses 15 Kg, mais 10 de coeficiente de cagaço das empresas, em temerem anunciar peso a menos, chegamos aos 25 Kg de média.

Porque não ponho em dúvida a honestidade das empresas, só posso atribuir os pesos exagerados ás balanças mal aferidas, e por essa razão telefonei para a “DECO” ( defesa do consumidor), onde me informaram da maneira como posso apresentar queixa, o que recusei subliminarmente atendendo ao facto de confiar – como já atrás afirmei – na seriedade das empresas.

Foi-me dito igualmente, que além do organismo oficial de controle de aferições, os sr.s empresários podem recorrer á empresa KERN fundada em1841 cujo o telefone é 0743319933, extensão 133.

Para as empresas que queiram tratar do assunto pessoalmente, junto o itinerário que está disponível no GOOGLE.

Pela B 463 (Bodensee - Albstadt):Entre na A81 Singen em direcção a Stuttgart e tome a saída "Villingen-Schwenningen, Rottweil-Süd" e entre na estrada federal B27. / Siga esta estrada, passando por Rottweil em direcção a Balingen. / Na saída "Balingen Industriegebiet Gehrn" volte à direita. / No próximo cruzamento, volte à esquerda em direcção a Balingen Stadtmitte. / Passe logo para a faixa do lado direito, seguindo em direcção a "Sigmaringen, Albstadt", voltando à direita na saída "Frommern Gewerbegebiet" em direcção "Balingen, Frommern". /Aprox. 100m depois da placa da localidade Dürrwangen volta à direita em direcção a "Ziegelei, Waldorfschule". /Atravesse a passagem de caminho de ferro e volte imediatamente à direita. Como vê é fácil, finalmente chegou ao seu destino...

Termino esta crónica, certo de estar a prestar um bom serviço á “FESTA”, contribuindo assim para a aproximação dos Sr.s empresários á verdade que, certamente tanto os preocupa…