MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Keep Calm... e vá aos toiros a Mourão


O que quererá dizer uma coroa estampada sobre a mensagem “keep calm and carry on”   = Em português significa: “mantenha-se calmo e siga em frente”.


A imagem virou febre. Primeiro, estampou cadernos, canecas e 6tudo possivel e imaginário. Foi então que caiu nas redes sociais, sendo utilizada em todo o tipo deparódias, algumas mesmo de muito mau gosto.

A história do "Keep Calm " é esta: Na primavera de 1939, época em que a Inglaterra se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, o governo inglês decidiu imprimir pôsteres para acalmar a população imersa em territórios tomados pelo conflito. A ideia era imprimir três cartazes que seguissem o mesmo padrão de design: duas cores, uma frase impressa em fonte elegante e um desenho da coroa do rei George VI que há época estava à frente do país.
Três versões foram enviadas à gráfica.


 


 Na primeira, as letras elegantes, a coroa e a frase: “Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória”.








Na segunda, o mesmo design e a mensagem: “A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força”.







A terceira versão é aquela que você já conhece. Mas os ingleses da época da guerra nunca tiveram oportunidade de vê-lo. O cartaz com a frase “Keep calm and carry on” foi guardado para ser exposto apenas numa situação de crise ou de invasão e acabou por não ser lançado.

Foi só em 2000, 61 anos depois de ser impresso, que o pôster caiu na boca do povo, quando foi encontrado numa arrecadação na costa nordeste da Inglaterra, no meio de livros empoeirados. Quando o encontrou, a dona duma livraria enquadrou-o e  pendurou-o na parede do estabelecimento.
O pôster fez tanto sucesso entre os clientes que os donos decidiram imprimir cópias da imagem e comercializá-las. Foi aí que a frase começou a ganhar o mundo.

Mas por que é tão difundida a frase "Keep Calm"? Talvez pelo conselho sensato, pelo design simples e pela mensagem universal. Para o cineasta Temujin Doran - diretor da curta metragem que narra a história do pôster -, as palavras são a chave para o sucesso: “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”.



"sortesdegaioloa" alinha na moda:
 " KEEP CALM " e vá aos toiros a Mourão.,..