MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Moita - Este ano nao Vou... com Muita pena minha...

Há várias decadas a esta parte, é o primeiro ano que não vou á Feira da Moita... 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé

A feira da Moita era aonde eu anualmente me refastelava de portuguesismo, de boas tertúlias taurinas, de boa gastronomia Portuguesa e sobretudo da amizade pura e verdadeira do meu amigo (irmão) Dr. José Manuel Pires da Costa, tão só um ícone puro dum estar e de um ser Moitense. A sua casa foi sempre a minha e a dos meus filhos, por ali passaram e ali se vestiram  nas últimas épocas as maiores figuras de toureio que tourearam na Daniel do Nascimento. O numero de convidados para jantar naquela casa oscilou invariavelmente entre o oito e o oitenta notando-se sempre a presença sólida daqueles que acompanharam o Zé Manel nos princípios do AP MOITA.


Como figura tutelar de tudo o que dizia respeito á feira, planava a todo o momento o Eng. José Samuel Lupi com histórias da sua história, com aficcion da boa e com a grandeza da naturalidade,

As Receitas do Meu Pitucho: COURATOSSandes de courato

Em cada dia da feira vou lembrar-me do Joao P. Fernandes, do Manta, do Broega, do Rui Ludovino,  do Toino Dias e tantos outros, enquanto o meu palato recordará o sabor dos couratos na chapa cujo o sabor me levou sempre aos carabineiros á la Plancha, ao caviar Iraniano ou ás paletas de cordero lechal al horno...

Vou terminar com o estribilho dum fado que escrevi á Moita:

Vila da Moita

Terra catita vila bendita

Mais linda que o sol Nascente


Vila da Moita

Terra catita vila bendita 

Minha terra minha gente...