MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Corrida de sabado em Salvaterra

Público - Pouco mais de meia casa


Os  famosos toiros "Palha" de apresentação irregular, apresentaram problemas e alguns bem sérios, aos cavaleiros e forcados

A corrida para o grande público foi agradável de seguir porque teve emoção, e para os aficionados também teve um interesse acrescido, porque cada toiro foi um caso e alguns bem comlicados, que deu largas ao exercicio de pensamento de como lidar ou como pegar. Se eu fosse ganadero não ficaria contente com o curro enviado, porque alguns dos toiros tiveram reduzidas condições de lide.

Os vencedores dos prémios para a melhor lide e melhor pega
Rui Salvador

O cavaleiro de Tomar, mostrou a sua alma toureira. Ao primeiro toiro que lidou, deu-lhe a lide certa, escolhendo os terrenos e as distâncias com saber. No segundo, mais manejável, veio ao de cima a sua força e o seu valor.
Ganhou o prémio em disputa merecidamente.
O seu novo cavalo de saída afirma-se a cada dia que passa.

Ana Batista

Reencontrou-se a cavaleira, depois de ter toureado duas corridas após a colhida de Azambuja, em que os lotes que lhe tocaram não facilitaram o reencontro com a arte que escolheu. No primeiro toiro esteve á altura do que pode e é capaz, mas foi no segundo que era dificíl e perigoso, que mostrou toda a sua raça que ao longo da sua carreira, a levou a tourear e dar a volta Miuras e Pablos Romeros.
Muito bem, muito bem mesmo...

Marcelo Mendes

Tocou-lhe o pior lote, mas deixou constância de enorme querer e enorme coração. O público compreendeu-o e esteve sempre com ele.
O seu novo cavalo de saída que nos tinha impressionado em OLIVEIRA DO BAIRRO, pode vir a ser extraordinário, no sabado teve detalhes invulgares em duas ocasiões em que o toiro se atravessou, quase aparecendo-lhe pela frente.

Quanto aos forcados tiveram uma noite difícil, mas como são dois dos melhores grupos da actualidade, deram um autêntico recital de como se pegam toiros. 

Pelo Grp de Montemor pegaramAntónio Vacas de Carvalho, Tiago Telles de Carvalho e Francisco Borges naquela que foi a pega da noite e que ganhou o prémio em disputa.

Pelo Grp de Vila Franca pegaram Rui Godinho, Rui Graça e Ricardo Patusco numa demonstração de técnica perfeita.