MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Esta é uma corrida com muitas aliciantes e mais uma...

A aliciante de que falámos ontem, é tão só a despedida desse enorme forcado, de seu nome Joaquim José Penetra.
 Trata-se de um dos melhores e mais destacados forcados do seu tempo. Pegava de caras, cernelhava, rabejava e ajudava, fazendo tudo bem e com valor. Começou no Grupo do Aposento do Barrete verde, mudando depois para o Grupo de Lisboa no tempo de Nuno Salvação Barreto. Mais tarde capitaneou o Grupo onde começou a pegar, Grp do Ap Barrete Verde, e terminou como cabo do Centenário Grp do Ribatejo.
Homem de carácter, nunca vergou a servil, e por isso aguentou estoicamente toda uma guerra, só abandonando a chefia do grupo quando a sobrevivência deste estava condicionada á sua chefia. Ou ele ou o Grupo, foi o dilema que de fora lhe foi apresentado, como mais tarde se veio a verificar.
Na próxima 5º feira, integrado no seu grupo com mais um forcado ás ordens do cabo João Machacaz, pegará o seu último toiro e despedir-se-á das arenas.
Como seu amigo de sempre, principalmente das horas menos boas, vou estar presente para assistir á sua formal despedida, recordando-me com certeza nesse momento das pegas históricas que o Quim Zé fez no nosso País e em França.
Caro amigo, foste grande e como disse noutra altura em que saí a terreiro em tua defesa, como forcado deves ter-te sentido a determinada altura como um gigante entre anões...