MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 21 de julho de 2012



Crónica da Corrida Tv Norte




Dos cavaleiros em praça, vou deixar que outros falem de forma mais detalhada. Para mim estiveram todos bem ou muito bem dentro dos conceitos que cada um perfilha.
Ganhou o Prémio para a melhor lide o cavaleiro João Salgueiro da Costa, mas se tem ganho Rui Salvador ou Marcos Bastinhas também não seria um Escândalo.

Pegaram pelo Grp do Ribatejo, Mário Gonçalves e João Guerreiro á 1ª ; pelo Aposento do Barrete Verde, João Salvação á 2ª e Marcelo Lóia á 1ª ; pelos Amadores da Chamusca, Nuno Marques á 1ª e Emanuel Enjay á 2º, tendo este ganho o prémio para a melhor pega.

Os toiros de "Veiga Teixeira" cumpriram.

Para mim o que a corrida teve de mais positivo foi o aparecimento de cavalos novos ou pouco conhecidos que apareceram em grande momento e a apresentar qualidades excelentes para o toureio.



1 - O Cavalo castanho de saída de Rui Salvador que nunca tinha visto senão em sua casa, impressionou-me vivamente. Seguro, com elasticidade e com um bom momento de ferro como demonstrou no 2º comprido. Este era o cavalo que faltava ao de Tomar, para o predispor doutra maneira para os compridos.


2 - De Marcos Bastinhas o "Palmela" que sacou de bandarilhas, tem feito progressos importantes no momento do ferro já que a lidar sempre foi brilhante, mas o que verdadeiramente me impressionou foi o "Baltazar" ferro Inácio Ramos que sacou no último tércio. Este, além de fazer tudo bem feito, tem praça... o que é de extrema importância, além de ter 5 anos, o que deixa antever uma enorme margem de progressão.




3 - De Tiago Carreiras também gostei do cavalo de saída irmão do "Quirino". Estou convencido que com mais arranjo pode vir a fazer coisas parecidas com o que fazia o irmão. Neste momento e porque sai com gamarra não consegue expressar-se, mas quando estiver mais concentrado no galope, pode relantizar os seus movimentos.


4 - João Salgueiro da Costa com o cavalo de bandarilhas ferro "Arsénio Cordeiro" pode dar um salto enorme na sua carreira.
O Cavalo é extrordinário, tem força, tem elasticidade mesmo sendo grande e tem uma habilidade notável, além de dar um momento de ferro cheio de emoção e raro.