MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ontem na Foz do Sizandro



Público - Mais de meia casa

Os toiros de "António Silva" invulgarmente bem apresentados para uma praça desmontável, cumpriram na  generalidade, tendo a ganadera dado volta á praça.

De salientar que o piso por muito duro prejudicou e bem os toiros, mas principalmente os cavalos.
Não posso deixar de registar a presença do cavaleiro praticante David Gomes, que encontro em quase todas as corridas onde tenho ido, numa demonstração plena de aficcion e de querer aprender. 

Brito Paes

Esteve bem, com duas lides distintas. No primeiro toiro apostou na emoção e conseguiu os seus intentos, no segundo toiro que não era táo bom, deu-lhe uma lide mais aligeirada como se impunha, chegando ao público que não lhe regateou aplausos.
Este cavaleiro está num bom momento e vai demonstrar isso mesmo, 5ª feira no Campo Pequeno
O seu novo cavalo de saída com o ferro Romão Tavares, é anatómicamente dos melhores que andam por aí a tourear.

Filipe Gonçalves

No seu primeiro toiro, não conseguiu uma lide redonda porque insistiu nas batidas a que o toiro não correspondeu. Embora o público pedisse com insistência para que acompanhasse o forcado na volta á arena, o cavaleiro numa manifestação de honradez, recusou, confidenciando-me que não se sentiu a gosto.
No segundo toiro, tudo foi diferente, bons ferros curtos e principalmente um par de bandarilhas que até este momento da temporada, posso garantir que foi o melhor que vi, e acrescento ainda que vai ser difícil ver melhor durante esta época em curso. Simplesmente extraordinário!!!


João Moura Caetano

Recebeu o primeiro toiro correndo-o por direito, reduzindo a velocidade deste com mudanças de mão e rotações de garupa na cara do hastado. Nas bandarilhas sacou o XISPA e esteve ao seu melhor nivel, proporcionando-lhe a melhor lide da tarde. Bons ferros precedidos de um lidar vibrante em que sobressairam os recortes, passando com a garupa pela cara do toiro como remate.
No segundo toiro, que tinha outras caracteristicas e que veio de mais a menos, deu-lhe uma lide movimentada a condizer, que o público compreendeu e aplaudiu.


Os Grp's de Coruche e de Portalegre pegaram com decisão e valentia, os toiros que empurravam com força.