MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O almoço em casa do Horácio no sabado, foi SNOB...

Disse W. M. Thackeray : "A profusão excessiva é snobismo (...), a ostentação é snobismo, o recato é snob, na sociedade actual é impossivel não se ser snob."
Todos aqueles que têm uma filosofia de vida definida e peculiar são por definição snobs, ainda que não queiram nem façam por isso, mas a sua diferença é tão só snob. Eu explico:
O Horácio ao cuidar dos amigos de forma rara e na prática de cozinheiro exímio, torna-se uma pessoa diferente. Como diferente é - embora comum dentro do GFAL - o culto pela personalidade do Sr. Nuno Salvação Barreto, figura sempre presente em tudo o que diz respeito ao grupo que fundou e capitaneou .
O Horácio quando é amigo é amigo, quando não gosta não gosta...
Os Galambas, na sua atitude permanente de quem está de bem com o passado e vive o presente com a força da risada franca, que espelha alegria de viver, encarnam outro tipo de snobismo não esteriotipado, que não é mais que viver a vida com a força de quem não tem nem sabe o que são frustrações.
O Zé João é o GFal em versão fadista de sentimento, e recato em versão soft. Há sempre nele e nas suas conversas um poema dum fado que cruza passado e presente, numa cultura popular de todo em todo Snob no país inculto.
O Manel Guerreiro plasmou ali como aprendiz do culto da história, história que um dia será recordada por ele numa de snobeira quando contar aos mais novos o que ouviu a fulano e cicrano.
O Henrique Gil foi o artista convidado que tal como mulher, se entrosou fácilmente no grupo por snobeira.
O Zè Maldonado esteve ali representando o Alentejo no seu melhor versão GFAL. Da sua boca não saem critícas azedas, do passado as descrições são pitorescas e de humor puro e verdadeiro, e a naturalidade com que trata tudo e todos é de um snobismo factual. Ao seu lado, a sua mulher Teresa é o exemplo vivo de uma grande senhora, que está quando deve estar, ouve quando deve ouvir, fala quando deve falar e adopta como amigos sem reservas os amigos do Zé ( o detalhe dos pasteis de nata quentinhos sem avisar, dá para imortalizar esta nossa amiga...)
Por fim o Zé Luís. O Ex cabo esconde-se com habilidade de protagonismos de um passado, em que como actor representou uma geração, nunca querendo ser mais que ele próprio, em tom snob.
O Snobismo teve em casa do Horàcio no sabado um denominador comum, toda esta gente é invejada... sem nada fazer por isso.
Ao Pé destas figuras nem conta a excelencia do polvo cosido ao Vapor, o portuguesissimo Escabeche, a punheta de bacalhau, os bifinhos de novilho bravo (rijos como cornos mas saborosos), uns cabrões de uns rissóis e umas putas de umas Chamuças, perfeitamente dispensáveis num almoço-merenda-jantar, á Portuguesa.


Gánda história!!! mas não se pode contar...

O Grande Chefe...

A nova geração na mesa ao lado. Toino Cortesão, João Galamba e Parrula...

Os pasteis de nata...

Descanso do guerreiro...

Henrique gil e mulher...

Srª Dª Teresa Maldonado...

`´O galamba não tens geito p'ra isso...

A 3ª idade...