MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 18 de agosto de 2012

Ontem - Concurso de ganadarias na Arruda

Triunfo de João Moura Caetano, e boas actuações de Manuel Telles Bastos e Duarte Pinto.
Duarte pinto deu uma prova cabal de honestidade toureira ao tourear um toiro manso, aparentemente sem condições de lide



Público - 3/4 de casa

Os toiros não primaram pela apresentação

Ganhou justamente o prémio de bravura ( menos manso) o exemplar  com o ferro Pinto Barreiros, e o de apresentação o toiro do Eng Jorge de Carvalho

João Moura Caetano

No primeiro toiro cravou dois compridos extraordinários a receber. Depois nos curtos o toiro complicou-se com perigo e sem classe, e a lide não teve história.
No seu 2º toiro teve Caetano uma lide ao seu melhor nivel com um toiro bravote e a transmitir. Os compridos foram de eleição. O Aramis desenhou a sorte a receber como o Verdi ou o Zidane, só que lhe empresta uma emoção e expressão diferentes. Por fim sacou o Temperamento cravando dois ferros com batida e dois entrando pelo toiro, num desenho de sorte que não lhe conhecia. A emoção chegou ás bancadas, e o público correspondeu com força ao desempenho do Cavaleiro.

Manuel R. Telles Bastos

No primeiro toiro, controlou com eficácia e saber os problemas que o toiro lhe pôs., conseguindo uma actuação segura dentro do seu conceito clássico de tourear.
No 2ª toiro andou igualmente bem, mas sem transmitir, porque o toiro não transmitia, e todos sabemos que o seu toureio tem outra força com os toiros que transmitem.
Gostei francamente do Cavalo filho do "Sábio".

Duarte Pinto

Esteve muito bem no primeiro toiro, montado nos dois cavalos de ferro "ORTIGÃO". Tem dois curtos excelentes  com o "Baltazar" que progride dia a dia.
No 2º toiro tocou-lhe um manso e mal visto, e aí agigantou-se dando uma imagem do toureiro valente e sério que é.
Conseguiu neste toiro aparentemente intoureável cravar ferros de grande valor no "Marquês", atrevendo-me a dizer que quase muito poucos estariam tão bem num toiro assim, como o Duarte esteve.

Os Grupos do Ribatejo, Azambuja e Arruda estiveram bem, mas não posso deixar de realçar o valor do cabo do Grp da Arruda, que saltou para a praça num momento em que as coisas se complicaram, dando o exemplo con duas primeiras ajudas de sacrifício.