MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Comunicado do "Clube taurino Vilafranquense", uma vez mais, na hora e em cima do acontecimento, e bem...
Cada dia que passa mais este clube se afirma.



O Clube Taurino Vilafranquense não pode deixar de dar os parabéns à Prótoiro-Federação Portuguesa de Associações Taurinas, pela excelente iniciativa de levar de novo a corrida de toiros à cidade de Viana do Castelo.


Quatro anos após as corridas de toiros terem sido proibidas nesta maravilhosa cidade do Minho, numa decisão de índole totalitária e de lesa património cultural deste Pais, a população de Viana do Castelo pôde assistir a um espetáculo tauromático, tendo com a sua presença dado resposta aos detratores das nossas tradições, que sob o manto da defesa dos animais mais não pretendem que não seja o destruir de uma memória coletiva que nos transforma num Povo com uma cultura própria e que nenhuma quebra de soberania pode retirar.

Um Povo que não respeita as tradições e a sua Cultura não merece ser soberano, os Portugueses já mostraram que não temem as arruaças de grupelhos altamente manipulados por interesses que nada têm a ver com o interesse da População.

Cabe aqui ainda uma palavra de apreço pela forma como a Prótoiro soube de uma forma democrática e com o maior respeito pelas instituições, o que nem sempre se verificou no sentido inverso, fazer valer os interesses de todos os intervenientes na festa.

Mais uma vez o clube taurino Vilafranquense se congratula pelos resultados desta iniciativa da Prótoiro que se enquadra na defesa da Festa, que sempre foi um ponto fundamental na existência deste clube.

Atenciosamente

O Presidente

Paulo Silva

V.F. Xira, 20 de AGOSTO DE 2012