Viana foi um êxito gordo, mas... faltou muita gente com obrigações...
Há sempre um "mas" que estraga tudo, neste caso o "mas" a que me refiro, tem que ver com as respostas que não encontro para as seguintes perguntas:
Porque será que a imprensa generalista "Público, D. Noticias, Correio da Manhã" deu mais importância á Corrida de Viana, antes e depois da corrida, que a maioria da imprensa da especialidade?
Porque será que de aficionados, toureiros, forcados e critícos, só lá estiveram os Sr.s:" Pedro Santos Lima, Carlos Calado, Alfredo Vicente ( pai de Luís Rouxinol), Hugo Ferro, Tauródromo, Tauromania, RTP 2 Arte e Emoção, Luis Sarmento (programa de toiros RDP) e da Associação de empresários APET, de ganadeiros APCTL e de toureiros ANDT,João Santos Andrade, Carlos Falé Felipe, Engº Jorge de Carvalho, António Francisco Teixeira, - D. Maria Manuela Redondo e Henrique Gil ????
Porque será que a representação politíca se resumiu a Miguel Pires da Silva (presidente da JP), ao Vereador do CDS da CMVC "Drº Aristides de Sousa", e a Filipe Pimenta (organizador da Feira do Cavalo em Ponte de Lima) ???
Porque será que ninguém teve uma palavra de agradecimento, para os toureiros, forcados e todos os intervenientes no espetáculo, Sr. António e Carlos Santos seu filho (transportadores), Sr. António Pires e esposa (chefe de bilheteira de Manuel dos Santos), emboladores, banda das Caldas da Rainha, pessoal da organização que foi necessário para a montagem de um espetáculo destes, sabendo que as coisas podiam não correr bem ???
Com tudo isto, não posso deixar de lamentar a ausência da dita imprensa taurina, dos aficionados que sabem criticar e que nos momentos críticos desapareceram em combate, mas que sabem falar esquecendo-se de fazer …
Ponho-me na pele da Prótoiro, e imagino que só ficaram contentes com o êxito, mas não com o reflexo do mesmo por parte das nossas gentes.
Este trabalho desenvolvido, configura um momento histórico contra o Movimento Antitaurino, e devia ter tido outra participação dos agentes da "Festa".
Depois disto tudo que escrevi - á boa maneira Portuguesa - só me falta ouvir critícas ao que foi feito, e sugestões do tipo . "Se fosse eu fazia assim..."
NOTA: Pedimos desculpa se nos esquecemos de alguém que la tenha estado.
Nas ausencias notadas não cabem como é evidente, os toureiros, forcados e empresários que estavam ocupados nesse dia, ou outros por razões particulares fortes.