MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

 
M. Pralta G. e Cunha
Jantar mensal da Tertúlia Tauromáqiuica Eborense













Para o jantar mensal da Tertúlia Tauromáquica Eborense na Pousada dos Loios em Évora, foi convidado de honra António Francisco Teixeira que descreveu o historial da sua ganadaria desde o final do século XIX, quando esta foi iniciada por António Feliciano Correia Branco, tendo referido o facto de um curro desta ganadaria ter inaugurado em Setúbal a Praça de Toiros D. Carlos em 15 de Setembro de 1889.


O historial da ganadaria tem uma forte ligação a Évora porque foi nesta Praça que foi a ganhadora dos Prémios de Bravura nos Concursos de Ganadarias em 1970, 1971 e 1997 com os toiros Intriguisto, Intrigante e Cortijerito, respectivamente.

António Francisco Teixeira aproveitou para fazer um detalhado comentário do actual momento da Festa Brava em Portugal e em Espanha, dado que é ele o representante das ganadarias portuguesas junto da Unión de Criadores de Toros de Lidia.

Jantar de convívio onde estiveram também presentes pela primeira vez os aficionados João Batista Malta e Pedro Barroso, convidados pela Tertúlia para esta agradável reunião que se realizou na noite de 7 de Janeiro de 2013.