M. Pralta G. e Cunha |
Para o jantar mensal da Tertúlia Tauromáquica Eborense na Pousada dos Loios em Évora, foi convidado de honra António Francisco Teixeira que descreveu o historial da sua ganadaria desde o final do século XIX, quando esta foi iniciada por António Feliciano Correia Branco, tendo referido o facto de um curro desta ganadaria ter inaugurado em Setúbal a Praça de Toiros D. Carlos em 15 de Setembro de 1889.
O historial da ganadaria tem uma forte ligação a Évora porque foi nesta Praça que foi a ganhadora dos Prémios de Bravura nos Concursos de Ganadarias em 1970, 1971 e 1997 com os toiros Intriguisto, Intrigante e Cortijerito, respectivamente.
António Francisco Teixeira aproveitou para fazer um detalhado comentário do actual momento da Festa Brava em Portugal e em Espanha, dado que é ele o representante das ganadarias portuguesas junto da Unión de Criadores de Toros de Lidia.
Jantar de convívio onde estiveram também presentes pela primeira vez os aficionados João Batista Malta e Pedro Barroso, convidados pela Tertúlia para esta agradável reunião que se realizou na noite de 7 de Janeiro de 2013.